Da polarização PT X PSDB à emergência dos outsiders da política: uma análise das estratégias midiáticas dos candidatos ao governo de Minas Gerais na eleição de 2018

Autores

  • Paulo Roberto Figueira Leal
  • Luiz Ademir de Oliveira
  • Deborah Luísa Vieira dos Santos
  • Willian José de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51286

Palavras-chave:

Interface Mídia e Política, Propaganda eleitoral, HGPE, Fanpages, Governo de Minas.

Resumo

O artigo traz um estudo de caso da campanha eleitoral para governador de Minas Gerais em 2018, a partir da análise das fanpages e do HGPE dos três principais candidatos na disputa. O pleito foi marcado pela maior inserção das mídias digitais nas campanhas e o hibridismo das mesmas com as mídias massivas, seguindo a tendência observada nas eleições municipais de 2016. O cenário torna-se rico para os estudos da interface mídia e política e possibilita uma melhor compreensão sobre a nova ambiência na qual a sociedade contemporânea está inserida, marcada pelas transformações provocadas e aceleradas pelos media. A esse processo alguns autores dão o nome de “Midiatização”, outros acreditam que já vivenciamos uma sociedade “Hiper-midiatizada”. Como aporte metodológico foi utilizada a Análise de Conteúdo das mensagens veiculadas nas redes sociais e na propaganda eleitoral dos candidatos durante o período que compreendeu primeiro turno (31 de agosto a 04 de outubro de 2018).

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Publicado

2020-03-23

Edição

Seção

Artigos