Memória da barbárie e política do melodrama em Phoenix, de Christian Petzold

Autores

  • David Ken Gomes Terao

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51558

Palavras-chave:

Cinema alemão, Melodrama, Holocausto.

Resumo

Em Phoenix, Christian Petzold confronta, a partir de uma narrativa da Alemanha pós-guerra, as convenções do Holocaust film em sua forma mais melodramática, ao mesmo tempo em que propõe uma leitura crítica do gênero melodrama, tal como anteriormente realizado por Rainer Werner Fassbinder outros cineastas do Novo Cinema Alemão. A problematização desse tipo de representação é incorporada pelos personagens do filme nas diferentes posturas adotadas por eles diante das tragédias do Holocausto, seja pela necessidade de narrar a própria vivência, seja pelos fins econômicos que se deseja explorar a partir do sofrimento das vítimas. Nesse sentido, Petzold vai na contramão dos Heritage films e suas representações espetacularizadas da história, preferindo uma leitura crítica do melodrama que adere ao pensamento materialista histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos