A representação da televisão na música brasileira: uma proposta sinestésica de análise
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51593Palavras-chave:
Televisão, Representação, Popular, Música brasileira.Resumo
Quando Arlindo Machado (2000) aborda a sinestesia ou o papel jogado pelas imagens no discurso musical, seu olhar se projeta com maestria sobre o tabu que é retirar a música de um lugar auto suficiente e atribuir um papel de representação ao ser conjugada com as imagens do cinema e da TV. Analisamos que sentidos produzem as letras das canções-recorte, pautado na música brasileira, ao trazerem a televisão em suas produções. “A televisão”, canção do grupo Titãs “que me deixou burro demais” e “Deus, (apareça na televisão)”, do grupo Kid Abelha são marcas desta narrativa e delimitam o espaço controverso que a TV ocupa na vida cultural e política do país, num papel social que mescla alienação e legitimação de identidades. Com seleção de 110 canções e ancorados na análise de conteúdo, delimitamos, num viés multiplataformas, as diferentes concepções de televisão que são retratadas no cenário musical, pautados na lógica de organização dos elementos significantes atrelada às atitudes produtivas.