As profundezas do mar no cinema autoral de James Cameron em Avatar

Autores

  • Cassia Cassitas

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51613

Palavras-chave:

Cinema de Autor, James Cameron, Avatar, Bernardet.

Resumo

Esse estudo objetiva investigar se há uma matriz cinematográfica no trabalho de James Cameron, que justifique afirmar que ele realiza um cinema autoral a partir do pensamento de Jean-Claude Bernardet. Mais especificamente, como a confessa paixão do cineasta pelas profundezas marinhas influenciam seus filmes no tocante a ambientação, estética dos personagens e cores predominantes na mise en scène do filme Avatar (Cameron, 2004). Para tal, serão elencadas, sinteticamente: as premissas evolutivas da política de cinema de autor para fundamentar as considerações sobre James Cameron; oito obras do cineasta que precederam o recorte na busca de reincidências; a análise fílmica, no âmbito proposto, do filme objeto desse estudo.

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Publicado

2020-04-03

Edição

Seção

Artigos