Bienal do Livro, consumo e cultura material: debates e ações sócio-políticas e de gênero
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51638Palavras-chave:
Comunicação, Consumo, Cultura Material, Bienal do livro.Resumo
O presente artigo busca analisar os fatos ocorridos na Bienal do livro do Rio de Janeiro no mês de setembro no ano de 2019, envolvendo a HQ “Vingadores: A cruzada das crianças” e a prefeitura do estado do Rio de Janeiro dando ênfase nas ações do prefeito Marcelo Crivella. A metodologia aplicada nessa pesquisa foi de análise conteúdo em matérias publicadas em portais de notícias, notas oficiais e postagens em redes sociais com enfoque nas teorias sobre Consumo e Cultura Material. A pesquisa foi voltada para os ocorridos na Bienal entre os dias 5 e 8 de setembro e foram escolhidos 3 acontecimentos específicos para serem abordados: esgotamento das edições da HQ, as ações do youtuber e influenciador digital Felipe Neto e o beijato que foi movimentado pelas redes sociais. Essa pesquisa busca verificar as barreiras ultrapassadas por um objeto, e como tal se torna a materialização de luta de grupos e de visibilidade.