Laços culturais entre o público brasileiro e as literaturas sentimentais: identificação de hábitos de leitura similares no consumo de fotonovelas e Memes

Autores

  • Paulo Matias de Figueiredo Júnior
  • Vitor Celso Melo de Faria Junior

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51659

Palavras-chave:

Fotonovelas, Práticas de leitura, Memes.

Resumo

Apresentamos uma trajetória histórica das fotonovelas no Brasil, os hábitos de leitura dos seus consumidores e os processos de recepção e reconhecimento de Memes na atualidade. Para tanto, pontuamos ao longo do presente artigo a implementação das fotonovelas no Brasil, destacando a criação das suas principais revistas e suas contribuições para o desenvolvimento de uma identidade própria, bem como as práticas de leitura dos seus compradores, realçando sua identificação com o quadro social de submissão a que as personagens estão subordinadas na história. Sua popularização possibilitou o fortalecimento desses paradigmas culturais, que mesmo após o encerramento da indústria de fotonovelas no Brasil, se perpetuou até os dias de hoje, adquirindo novas facetas e traços.

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Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

Artigos