A gente se vê por aqui: análise das matérias veiculadas no Jornal Nacional e Jornal Hoje na construção da imagem do paraibano
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51706Palavras-chave:
Identidade, Telejornalismo, Construção da realidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo observar os conteúdos jornalísticos provenientes da Paraíba veiculados no Jornal Nacional e Jornal Hoje, da TV Globo, a fim de apontar que características imagéticas, discursivas e temáticas acendem impressões e reforçam estereótipos do Estado. Com base nos critérios de noticiabilidade e nas teorias de construção do real, percebendo a influência da mídia na fixação de concepções acerca do Estado, lança-se a discussão: o que da Paraíba é notícia em rede nacional é notícia para quem? Lançar uma perspectiva crítica sobre o retrato do que é estranho, outro, marginal ou periférico é a proposta principal deste trabalho, não com o objetivo de rotular o telejornalismo nacional mais assistido do país, mas de entender porque milhões de brasileiros ainda conservam certa imagem do Nordeste e da Paraíba – uma imagem consensual e por isso adotada, e porque adotada, permanentemente consensual.