O eufemismo imagético e a publicidade da área da saúde: uma análise do discurso de “A Hora de Lembrar”

Autores

  • Heloisa Madalena Oliani Caravina
  • Fernanda Ariane Silva Carrera

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52507

Palavras-chave:

Eufemismo imagético, Publicidade, Saúde.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a aplicação do eufemismo no filme publicitário animado “A Hora de Lembrar”, promovido pelo Ministério da Saúde em 2017. A linguagem não-verbal torna-se protagonista nesse contexto, pois identificaremos o eufemismo de forma imagética. Para isso, apresentaremos o conceito de eufemismo e a importância da imagem, em especial, a animação. A análise do discurso norteará a investigação do objeto de estudo, a qual contempla o ritual sociolinguageiro a partir do cenário publicitário por Soulages (1996). Além disso, a perspectiva imagética de Souza (1997; 2001) e o trabalho desenvolvido por Salgado (2015) contribuem para a definição dos critérios investigativos.

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Publicado

2020-05-13

Edição

Seção

Artigos