O eufemismo imagético e a publicidade da área da saúde: uma análise do discurso de “A Hora de Lembrar”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n05.52507Palavras-chave:
Eufemismo imagético, Publicidade, Saúde.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a aplicação do eufemismo no filme publicitário animado “A Hora de Lembrar”, promovido pelo Ministério da Saúde em 2017. A linguagem não-verbal torna-se protagonista nesse contexto, pois identificaremos o eufemismo de forma imagética. Para isso, apresentaremos o conceito de eufemismo e a importância da imagem, em especial, a animação. A análise do discurso norteará a investigação do objeto de estudo, a qual contempla o ritual sociolinguageiro a partir do cenário publicitário por Soulages (1996). Além disso, a perspectiva imagética de Souza (1997; 2001) e o trabalho desenvolvido por Salgado (2015) contribuem para a definição dos critérios investigativos.