Heterogeneidade na recepção de Irmão do Jorel: entre Brasil e Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n7.53800Palavras-chave:
Irmão do Jorel, Cultura participativa, Análise do discurso, Identidade nacional, Indústria cultural.Resumo
Com o mercado de animação brasileiro movimentando 4 bilhões de reais em 2018, e o sucesso da obra de animação contemporânea “Irmão do Jorel”, se faz considerável a pesquisa de recepção para melhor compreender os processos de criação de sentidos e sensibilidades entre audiência e produção deste gênero do audiovisual. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os discursos do público sobre a articulação entre a identidade cultural nacional em Irmão do Jorel e a indústria cultural global em moldes estadunidenses. Para tal, utilizou-se como procedimento metodológico a Análise do Discurso dos comentários do YouTube nos vídeos do canal Cartoon Network Brasil que têm como tema central “Irmão do Jorel”. Diante disso, verificaram-se os interdiscursos frequentes que, concordantes ou contraditórios, fazem parte das formas de consumo da audiência.