A percepção das universidades da região Norte sobre divulgação científica junto à mídia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n7.53856Palavras-chave:
Divulgação científica, Comunicação pública, Universidade.Resumo
O objetivo do estudo é medir a percepção das assessorias de comunicação de universidades públicas quanto ao relacionamento com a mídia no que se refere à divulgação científica como política de comunicação. Para isso, utilizou-se pesquisa de natureza descritiva com coleta de dados primários do tipo survey. O universo da pesquisa é formado por instituições federais de ensino superior, com recorte para as universidades localizadas na região Norte do Brasil. Entre os principais resultados destacam-se o subaproveitamento dos pesquisadores como fontes jornalísticas, a maioria das universidades não possuem política de comunicação e quase metade dos respondentes discordam que os jornalistas demonstram interesse pelas pesquisas de universidades. Este resultado alerta e ao mesmo tempo sugere oportunidade de repensar a política de comunicação e o processo de divulgação científica.