Análise retórica de publicidades barradas pelo Conar: um olhar para a importância do princípio ordenador ético na construção das categorias ethos, pathos e logos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n7.53879Palavras-chave:
Princípio Ordenador Ético, Publicidade, Ethos, Pathos, Logos.Resumo
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária foi criado com o intuito de impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento aos consumidores e para defender a liberdade de expressão comercial. Nessa perspectiva, apesar de os preceitos éticos e morais serem compartilhados no país, por meio de convenções sociais e culturais, é possível pressupor que algumas campanhas publicitárias não considerem a importância do princípio ordenador ético, uma vez que ainda há a necessidade da existência de uma instituição que fiscalize a construção argumentativa da publicidade no Brasil. Assim, a partir de pesquisa bibliográfica sobre Retórica, Argumentação, entre outros aspectos que influenciam essas temáticas, este artigo apresenta análise qualitativa sobre dois comerciais barrados pelo Conar: OLLA Poderosa Anitta; e AXE: duas gostosas e um sortudo, considerando as categorias ethos, pathos e logos, e o princípio ordenador ético.