A exposição “Céu Aberto” como elemento de análise da estratégia comunicativa do Museu Sacaca, no Amapá - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n7.53910Palavras-chave:
Comunicação, Projeto Expográfico, Exposição, Ciência, Amazônia.Resumo
Partindo de uma abordagem qualitativa, com temáticas analíticas acerca do projeto da exposição permanente “Céu Aberto” da Coordenadoria de Difusão Científica Museu Sacaca, em Macapá, Estado do Amapá, o texto apresenta uma reflexão acerca da estratégia de comunicação articulada por esse espaço de “histórias vivas”. Este recorte se baseia em premissas metodológicas, sincrônicas e dialógicas, dos estudos de Chelini e Lopes (2008), Cury (2012), Davallon (1989) e Wagensberg (2001), com o objetivo de interpretar a integração e comunicação dos conhecimentos científico e popular da Amazônia na montagem expositiva; para isso, utilizou-se a pesquisa teórica e documental e os dados extraídos na pesquisa de campo dos autores. Os resultados obtidos denotam a exposição como uma mídia complexa, na qual sua estratégia comunicativa encontra nas narrativas socioculturais e na imersão natural, formas de abordar a ciência e comunicá-la ao público.