A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino

Autores

  • Fernando Rubem de Medeiros Lima Rego
  • Luciana Rosy Lopes Santos
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n08.54411

Palavras-chave:

Estratégias gamificadas, Gamificação, Estado de fluxo, Flow, Metodologia ativa, Educação.

Resumo

A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo analisar o alcance do estado de flow a partir do desenvolvimento da estratégia de ensino gamificada em uma turma com 28 alunos cursando nível superior na disciplina de Planejamento, Currículo e Avaliação, ofertada para os cursos de graduação em Matemática e Química da Universidade Federal de Alagoas. A metodologia, qualitativa, ancorou-se na abordagem do Estudo de Caso, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário online. Os resultados confirmam que a gamificação promove o estado de flow através do engajamento, da motivação e imersão nas atividades, por conseguinte aumentando a capacidade em resolver problemas. Na análise dos dados verificou-se que a metodologia gamificada desenvolvida contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina e que essa estratégia não foi desenvolvida ou apresentada anteriormente por nenhum professor no contexto desta disciplina.

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Publicado

2020-08-08

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS