Exergames em contextos educacionais: o que se tem produzido nos Programas de Pós-graduação stricto sensu do Brasil?

Autores

  • Adilson Rocha Ferreira
  • Deise Juliana Francisco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n08.54413

Palavras-chave:

Jogos digitais de movimento, Educação, Pós-Graduação Stricto Sensu.

Resumo

Esse estudo, caracterizado como um estudo de estado da arte, teve como objetivos mapear e analisar a produção dos Programas de Pós-graduação stricto sensu do Brasil – dissertações de mestrado e teses de doutorado – sobre a implementação dos exergames em contextos educacionais. Foram realizadas buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O corpus deste trabalho foi constituído por 15 pesquisas desenvolvidas. Como resultado, pudemos constatar que mesmo com pouca produção, o interesse pelos exergames como objeto de investigação vem crescendo e se consolidando, dialogando com áreas distintas do conhecimento. Os estudos analisados, em seu conjunto, apresentam diversidade com relação aos aspectos geográficos, bem como aos aspectos históricos e às dimensões em que foram desenvolvidos, demonstrando uma variedade de possibilidades metodológicas, constituindo um campo de estudo plural e em expansão no Brasil.

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Publicado

2020-08-08

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS