Imprensa, videogames e exploração de trabalho: os efeitos sobre as denúncias de crunch na indústria de games
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n08.54597Palavras-chave:
Jornalismo de Videogames, Crunch, Exploração de Trabalho, Indústria de Games.Resumo
Muitas vezes normalizado dentro dos ambientes de trabalho, o crunch na indústria de games é uma prática que explora desenvolvedores para além do limite de suas horas trabalhadas, causando sérios problemas na vida dessas pessoas como doenças mentais, desestabilizações familiares e abandono da carreira profissional. Entretanto, no decorrer dos anos, tal prática vem sendo cada vez mais visibilizada pelos veículos de comunicação, o que está gerando um sentimento de injustiça pelas comunidades de games e pressão pela mudança dessa cultura. Este artigo, portanto, aborda como o jornalismo especializado em videogames vem demonstrando um papel importante na denúncia do crunch e como sua atuação vem causando resultados significados, observáveis por meio de pesquisas de órgãos que tratam sobre a satisfação dos desenvolvedores.