Capacitando professores para a produção de atividades gamificadas com o uso do Google Forms
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n03.58071Palavras-chave:
Gamificação, Google Forms, Matemática.Resumo
A gamificação tem se tornado uma estratégia para busca de motivação e engajamento em diversas áreas. Na educação por exemplo, a utilização dessa técnica tem possibilitado uma maior interação com os alunos, tornando o ensino mais significativo, prazeroso e envolvente. Por este motivo, educadores matemáticos têm buscado utilizar a gamificação como forma de melhorar o ensino da matemática, onde é tácito a grande dificuldade dos alunos na disciplina. O objetivo deste artigo é discutir através de uma abordagem qualitativa a contribuição de um minicurso sobre atividades gamificadas com o uso do Google Forms. Como resultado, identificou-se que os cursistas creem nos potenciais da gamificação para o ensino da matemática e de como a ferramenta do formulário online pode contribuir na produção destas atividades gamificadas.