Mídia, Jornadas de Junho e o Golpe de 2016: o papel do Escola Sem Partido no clima político brasileiro da década de 2010
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n11.61351Palavras-chave:
Escola Sem Partido, Jornadas de Junho de 2013, Educação, Extrema-direita.Resumo
Considerando a notoriedade que o Escola Sem Partido ganhou nos debates educacionais e políticos a nível nacional nos últimos anos no Brasil, pudemos perceber que não somente o projeto de lei passou a ter influência, mas principalmente os ideais pregados pelo movimento. Diante disso, nosso objetivo com o presente trabalho é analisar a ascensão do movimento Escola Sem Partido e investigar a influência de suas ideias nos acontecimentos históricos que recentemente marcaram o contexto político e social brasileiro. Discutimos também o papel das mídias sociais no sucesso e expansão desse movimento, considerando-as um fator determinante de sua propagação. Para isso, nos utilizaremos de um levantamento histórico buscando compreender o momento de ascensão do movimento, a fortificação de suas ideias e a militância em sua defesa feita por representantes da direita e da extrema-direita brasileira.