Criação literária infantojuvenil mediada pela internet: contraste entre autoavaliação e avaliação materna
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n11.61365Palavras-chave:
Autoavaliação e avaliação, Criação literátia, Interação familiar, Não coerção, YouTube.Resumo
Este estudo objetivou relacionar possíveis impactos da oportunidade de criação literária sobre a autoavaliação de crianças e adolescentes e sobre a avaliação deles por suas respectivas mães. Dos trinta e dois participantes, oito crianças e adolescentes criaram histórias (Grupo de Autores – GA), oito não foram submetidos à experiência criativa (Grupo Controle – GC) e dezesseis eram as mães dessas crianças e adolescentes. Membros de cada família, em duplas, assistiram a vídeos derivados das criações literárias dos participantes do GA, disponibilizados na plataforma YouTube, e também responderam a roteiros de reflexão on-line. Do contraste entre autoavaliação e avaliação materna verificamos resultados mais positivos e consonantes, bem como maior demonstração de interesse em atividades escolares no caso dos participantes do GA. Trocas lúdicas, reflexivas e não coercitivas acarretaram efeitos positivos para todos os envolvidos.