O monstruoso feminino no filme O Animal Cordial (2017)

Autores

  • Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
  • Ludimila de Souza Cordeiro Dias

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n11.61369

Palavras-chave:

Cinema de horror, Cinema brasileiro, Autoria feminista, Teoria feminista.

Resumo

Considerando o crescimento da autoria feminina nas produções de filmes do gênero horror no cinema brasileiro contemporâneo, propomos uma análise do longa O Animal Cordial (2017), da diretora Gabriela Amaral Almeida. Consideramos que este filme problematiza o lugar da mulher dentro e fora das telas a partir das dinâmicas entre duas acepções do gênero: o gênero dramático (o horror) e gênero sexual (a mulher). Para isso, propomos uma reflexão a respeito do lugar da autoria feminina no cinema brasileiro contemporâneo, de forma geral, e no cinema de horror de forma específica. Além disso, fazemos uma análise do filme baseada nas categorias de “monstruoso feminino” de Barbara Creed (1986) e de “corpo abjeto” de Julia Kristeva (1982), investigando as formas segundo as quais as personagens femininas problematizam as posições historicamente construídas para as mulheres no cinema de horror.

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Publicado

2021-11-21

Edição

Seção

Artigos