Acionamentos metodológicos da midiatização da religião: um estudo dos textos do Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização (2017-2019)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62618Palavras-chave:
Midiatização da Religião. Pesquisa em Comunicação. Metodologia. Epistemologia da Comunicação.Resumo
Apesar de amplamente usado nos estudos de mídia e religião, o conceito de midiatização parece ainda demandar um exame mais próximo em termos das possibilidades de sua tradução enquanto prática metodológica. O trabalho de pesquisadores interessados nessa área avançou e qualificou, tanto o olhar para o fenômeno em si quanto a problematização do objeto e sua construção teórica. No entanto, há um esforço maior, por parte dos pesquisadores, para a operacionalização metodológica do conceito. Existiria um “método” da midiatização da religião? Quais são os acionamentos metodológicos associados ao conceito? Este texto delineia alguns aspectos dessa questão a partir de um exame da produção recente da Área, focalizando um conjunto de onze artigos apresentados em três edições (2017 – 2019) do Seminário Internacional de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais, realizados pelo PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos. A análise sugere que ainda falta um desenvolvimento processual-analítico diante da operacionalização metodológica do conceito de midiatização da religião.