A espiral mimética de diversidade da série Breaking Bad: uma arte transestética da hipermodernidade

Autores

  • Adriano Rodrigues Alves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n4.62681

Palavras-chave:

Breaking Bad. Teoria Mimética. Hipermodernidade. Faixa de Möbius. Sociedade do Hiperespetáculo.

Resumo

A série Breaking Bad, criada e produzida por Vince Gilligan, foi transmitida inicialmente pela rede de televisão norte-americana AMC entre os anos de 2008-2013. A trama aborda temas como conflito de valores morais/éticos com relação ao dinheiro – família/doença/câncer – tráfico de entorpecentes. Este estudo se debruça sobre a espiral mimética oriunda da escalada mimética de violência provocada pela narrativa da série Breaking Bad, conforme a Teoria Mimética de René Girard (2008; 2009; 2011; 2012), o qual pretende-se aludir o desencadeamento do enredo da série por meio de figuras geométricas, como a Faixa de Möbius e Garrafa de Klein com relação a volatilidade das narrativas hipermodernas, devido ao fato de que na contemporaneidade elas mudam, transformam, inovam, constantemente sua hiperarte, resultando em uma arte transestética da sociedade do hiperespetáculo (LIPOVETSKY; SERROY, 2018).

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Publicado

2022-04-20

Edição

Seção

Artigos