Copiado e entendido: a recepção de propaganda política dentro das forças de segurança privadas na era das redes sociais descentralizadas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64083Palavras-chave:
Extrema direita. Redes sociais. Psicologia. Escola de Frankfurt.Resumo
Esse artigo pretende retratar percepções obtidas na investigação do consumo de mídia e de seus efeitos em grupos escolhidos em meio a trabalhadores da segurança privada. Seu foco recairá principalmente sobre os elementos que contribuem para a construção das visões de mundo e do entendimento da realidade que os cerca, envolvendo mais propriamente discussões sobre temas políticos e sociais. O processo de pesquisa se deu por ambientação etnográfica entre esses grupos, alternando entrevistas livres e observações do consumo midiático e das trocas realizadas em redes sociais. Para o balizamento do material obtido, recorreram-se a atualizações das discussões frankfurtianas sobre os elementos constitutivos do pensamento de extrema direita europeu no entreguerras e diversas teses a eles interligadas.