O impacto da descentralização midiática no processo de aprendizagem do estudante universitário

Autores

  • Talvacy Chaves de Freitas
  • Juciano de Sousa Lacerda
  • Maria do Socorro Furtado Veloso

Palavras-chave:

Descentralização midiática. Cultura Digital. Educação Superior. Ecologias Midiáticas. Mudança Paradigmática.

Resumo

Este artigo busca compreender o impacto da "descentralização" midiática no processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Superior, considerada uma das causas da dissonância cognitiva entre a pedagogia do ensino e o universo das novas trilhas de aprendizagem dos estudantes imersos nas "ecologias" midiáticas interativas e ubíquas. Utilizando uma metodologia qualitativa, sob o paradigma filosófico interpretativista, aplicou-se uma revisão de literatura, acompanhada de uma pesquisa empírica com os estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Católica do RN. O principal achado na pesquisa bibliográfica ratificou a hipótese do fenômeno da descentralização midiática na macro-história e, conforme corrobora os achados da pesquisa empírica, a descentralização progressiva das redes digitais amplia a dissonância pedagógica entre docente-discente, e, simultaneamente, emancipa a autonomia dos estudantes, dando-lhes a liberdade de pesquisar, personalizar e compartilhar qualquer conteúdo em seus perfis de redes digitais.

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Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos