Paradigmas da complexidade e do informacionalismo na perspectiva de identificação de usuários de aplicações de TV Interativa
Palavras-chave:
Complexidade. Informacionalismo. TV Interativa. Identificação de Usuários.Resumo
Pessoas tem interesses em comum e exclusivos, diferenciando uns dos outros e fazendo com que cada um seja único entre os demais. Em cenários utilizando mídias, como a TV Interativa, percebe-se que é necessário apresentar uma forma de relacionar as preferências dos telespectadores com as informações relevantes para eles. Para isso, é necessário personalização. A personalização nada mais é do que identificar o usuário e permitir que ele, e somente ele, tenha acesso as suas preferências. Os paradigmas da Complexidade e do Informacionalismo relacionam ao contexto de identificação do usuário, porque tratam-se da construção de cenários promissores e caóticos da realidade de uma sociedade tecnologicamente conectada pelos meios de comunicação, por meio da Internet. O objetivo deste artigo é articular os paradigmas da complexidade e do informacionalismo na identificação de usuários de TV Interativa. Para isso será necessário entender estes paradigmas e relaciona-los ao contexto estudado.