Dos palcos ao YouTube: estudo do canal da Cia Barbixas de humor
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64156Palavras-chave:
Humor. Comunicação Audiovisual. Cultura da convergência. YouTube. Cia Barbixas.Resumo
O presente artigo busca analisar, do ponto de vista de aspectos constitutivos da mensagem audiovisual e das formas de interação estabelecidas pelo público, vídeos postados no canal no YouTube da Cia Barbixas de Humor, companhia que iniciou seu projeto nos palcos e passou, ao longo dos anos, por diferentes plataformas midiáticas, da TV a mídias digitais, alcançando grande popularidade. Para tanto, os procedimentos metodológicos baseiam-se em: (1) breve revisão bibliográfica; (2) análise, por meio da caracterização de diferentes planos do discurso audiovisual, de um corpus formado por vídeos selecionados conforme critérios de diversidade, visibilidade e temporalidade; e (3) categorização dos comentários mais relevantes publicados no YouTube da Companhia a respeito dos vídeos que fazem parte do corpus.