Influências dos atributos qualitativos na formação da imagem dos serviços de food trucks em um evento turístico de Santa Maria (RS)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63205Resumo
Objetivo: Avaliar a influência dos atributos qualitativos na construção da imagem dos serviços de food trucks, percebida pelos consumidores em um evento turístico na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Metodologia/abordagem: A pesquisa envolveu uma etapa qualitativa exploratória a partir de 26 consumidores de food trucks para identificação dos atributos, subsidiando com variáveis primárias a segunda etapa da pesquisa de medição da imagem, caracterizada como uma pesquisa descritiva e quantitativa, aplicada a 150 consumidores que realizaram refeições em food trucks em um evento turístico. Na análise dos dados foi empregada estatística descritiva, correlação e análise fatorial exploratória. Principais resultados: Os resultados da imagem foram positivos para 61,4% dos consumidores. A pesquisa também revelou uma correlação moderada e positiva na imagem dos atributos em relação à satisfação e fidelização com os serviços de food trucks no evento turístico. Contribuição acadêmica: O estudo corrobora e amplia a influência que os atributos de qualidade exercem na formação da imagem do prestador em serviços de refeições rápidas. Também foi identificado dois fatores teóricos com atributos (variáveis) que influenciam a imagem do serviço, denominados de serviço principal e serviço suplementar. Contribuição prática: A imagem dos food trucks possui uma pequena vantagem nos atributos relacionados a imagem do acesso facilitado, produtos ofertados e preço, as quais devem ser utilizadas e transmitidas pelos gestores deste tipo de negócio em suas campanhas de publicidade e propaganda ao consumidor.