Influences of qualitative attributes in the formation of the image of food truck services in a tourist event in Santa Maria (RS/Brazil)

Authors

  • Daiane Costa Gonçalves Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Carlos Alberto Mello Moyano Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Derli Luís Angnes Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) https://orcid.org/0000-0002-3774-7656

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63205

Abstract

Purpose: To evaluate the influence of qualitative attributes on the construction of the image of food truck services, perceived by consumers at a tourist event in the city of Santa Maria in Rio Grande do Sul (Brazil). Methodology: The research involved an exploratory qualitative stage from 26 food truck consumers to identify the attributes, subsidizing with primary variables the second stage of the image measurement research, characterized as a descriptive and quantitative research, applied to 150 consumers who had meals in food trucks at a tourist event. In the data analysis, descriptive statistics, correlation and exploratory factor analysis were used. Results: The image results were positive for 61.4% of consumers. The survey also revealed a moderate and positive correlation in the image of attributes in relation to satisfaction and loyalty with food truck services at the tourist event. Academic contribution: The study corroborates and expands the influence that quality attributes exert on the formation of the provider's image in fast food services. Two theoretical factors were also identified with attributes (variables) that influence the image of the service, called main service and supplementary service. Practical contribution: The image of food trucks has a small advantage in the attributes related to the image of easy access, products offered and price, which must be used and transmitted by managers of this type of business in their advertising and consumer advertising campaigns.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Costa Gonçalves, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Possui Mestrado em Administração pelo PPGA da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), além de bacharelado em Administração e especialização em Gestão da Qualidade e Certificações. Com curso de extensão em Gestão de Projetos. Atualmente exerce a função de Administradora (Chefe do Patrimônio) no Centro de Adestramento Sul (Ministério da Defesa) e cursa Graduação em Ciências Contábeis. Foi Servidora Pública desempenhando a função de Administradora na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu as principais atividades como: Planejar, organizar, controlar e executar e dar assessoria nas atividades das áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, implementando programas e projetos; elaborando planejamento organizacional; promovendo estudos de racionalização e controle do desempenho organizacional. Prestando consultoria administrativa a Secretaria de Saúde e aos funcionários. - Foi Professora de Graduação e de Cursos Técnicos nas instituições de ensino Anhanguera, Instituto Federal Sul (IFSUL) e SEST/SENAT.

Carlos Alberto Mello Moyano, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com ênfase em Marketing e Recursos Humanos, Estudou Administração de Empresas na Faculdade de Ciências Econômicas do Uruguai (1978). Foi professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul e do PPGA da UNISC. Foi Diretor do IMUR - Instituto de Marketing do Uruguai. Atua como professor visitante nos cursos de pós-graduação em: UCPel, FAI, FATEC, UNOCHAPECÓ, FASTA (Argentina), EDAN/UCSA (Paraguai).Trabalhou como consultor de organismos internacionais - ONU, OEA, OIT - e de empresas. Como pesquisador desenvolveu trabalhos para diversas empresas - UNILEVER, COLGATE, L?OREAL, PMORRIS, COCA COLA e outras-. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa, Negociações, Marketing, Administração de Vendas, Segmentação, Atitudes, Marketing Internacional, Cultura Organizacional e Comportamento do Consumidor.

Derli Luís Angnes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Derli Luís Angnes é Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). MBA em Controladoria e Finanças. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. MBA em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Gestão e Organização da Escola. É Bacharel em Administração e Bacharel em Ciências Contábeis. Tecnólogo em Administração de Pequenas e Médias Empresas e Tecnólogo em Gestão de Marketing. Além disso, Técnico em Agropecuária e possui uma ampla qualificação profissional nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Mecânica, Automação Industrial e Gestão, totalizando aproximadamente 5.100 horas em cursos de extensão e qualificação profissional realizados em sua maioria em IES e no SENAI. Foi docente titular do Curso de Aprendizagem Industrial em Eletrônica (1.200h) e do Curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo (800h) no SENAI de Santa Cruz do Sul (RS) de 1999 a 2012. Possui experiência técnica, de gestão e no desenvolvimento e na capacitação de pessoas.Também possui experiência no ensino superior, como professor em disciplinas de administração e na pesquisa científica em ciências administrativas. Também é autor de dois livros e de inúmeros artigos científicos em administração, gestão e turismo. Além de revisor técnico de revistas científicas em administração e turismo. Tem atuação e experiência em pesquisa de mercado e institucional (ensino superior), inteligência de marketing, assessoria acadêmica e cientifica em gestão/negócios/administração (método qualitativo e quantitativo). Atualmente dedica-se na realização de assessoria, consultoria e pesquisa acadêmica e empresarial. 

Published

2022-08-02

How to Cite

Gonçalves, D. C., Mello Moyano, C. A., & Angnes, D. L. (2022). Influences of qualitative attributes in the formation of the image of food truck services in a tourist event in Santa Maria (RS/Brazil). Theory and Practice in Administration - TPA, 12(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2022v12n2.63205

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)