Personalidade da marca nos canais de comunicação das universidades

- um estudo multicaso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2025v15n1.71011

Palavras-chave:

personalidade da marca, comunicação institucional, marketing público

Resumo

Objetivo: O processo de comunicação nas organizações é fundamental para promover a marca, criar engajamento e promover a fidelização dos clientes. Com a realização desta pesquisa objetivou-se compreender o processo de comunicação da marca de três instituições federais de ensino superior (IFES) mineiras, a partir de entrevistas realizadas com os gestores responsáveis pela comunicação institucional. Metodologia: Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com diretores da área de comunicação das IFES mineiras Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Principais resultados: A pesquisa possibilitou identificar a presença do marketing institucional nas comunicações das IES, caracterizada por aspectos de reputação acadêmica, credibilidade e competência. Contribuições acadêmicas: Do framework  de análise de atributos funcionais e simbólicos elaborado, estavam presentes na comunicação institucional os atributos funcionais qualificação docente, estrutura física (instalações), empregabilidade, rankings nacionais e internacionais, e excelência em pesquisa. Dentre os atributos simbólicos identificaram-se na análise sustentabilidade, acessibilidade, sensibilidade, tradicional/conservadora, credibilidade, altiva/austera e pertencimento. Contribuições práticas: Os resultados obtidos podem contribuir para que os gestores das IFES estudadas possam aprimorar os mecanismos de gestão da marca, pois não recebem um retorno da sociedade de forma objetiva quanto à percepção do público-alvo acerca da imagem institucional. Portanto, isso é fundamental para avaliar a congruência entre identidade e imagem institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glener Alvarenga Mizael, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. Além disso, ocupa os cargos de Administrador e professor substituto na referida instituição.

Davi Zorkot Sant’Anna, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales – UCES

Doutorando em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidad de Ciencias Empresariales y  Sociales – UCES. Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  e doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Paulo Henrique, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração de Empresas na Universidade Federal de Lavras na área de Marketing, Estratégia e Inovação.

Referências

Aaker, D. (2007). Innovation: Brand it or lose it. California management review, 50(1), 8-24. https://doi.org/10.2307/4116

Aaker, D. A. (2009). Managing brand equity. USA: Simon and Schuster.

Aaker, D. A. (1998). Marcas: brand equity: gerenciando o valor da marca. USA: Gulf Professional Publishing.

Aaker, D., & Biel, A. (1993). Brand Equity and Advertising. USA: Lawrence Erlbaum Associates.

Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of marketing research, 34(3), 347-356. https://doi.org/10.1177/0022243797034003

Alwi, S. F. S., & Kitchen, P. J. (2014). Projecting corporate brand image and behavioral response in business schools: Cognitive or affective brand attributes?. Journal of Business research, 67(11), 2324-2336. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2014.06.020

Araya Castillo, L., & Campos Andaur, P. (2018). Propuesta de metodología en la validación de modelos de personalidad de marca. Revista Perspectivas, (42), 33-70.

Azoulay, A., & Kapferer, J. N. (2003). Do brand personality scales really measure brand personality?. Journal of brand management, 11, 143-155. https://doi.org/10.1057/palgrave.bm.2540162

Balaji, M. S., Roy, S. K., & Sadeque, S. (2016). Antecedents and consequences of university brand identification. Journal of Business Research, 69(8). https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.017

Batra, R., Lehmann, D. R., & Singh, D. (1993). Brand equity and advertising. USA: Lawrence Erlbaum Associates.

Bergami, M., & Bagozzi, R. P. (2000). Self‐categorization, affective commitment and group self‐esteem as distinct aspects of social identity in the organization. British journal of social psychology, 39(4), 555-577. https://doi.org/10.1348/014466600164633

Bhattacharya, C. B., & Sen, S. (2003). Consumer–company identification: A framework for understanding consumers’ relationships with companies. Journal of marketing, 67(2), 76-88. https://doi.org/10.1509/jmkg.67.2.76.18609

Caprara, G. V., Barbaranelli, C., & Guido, G. (1998). Personality as metaphor: Extension of the psycholexical hypothesis and the five factor model to brand and product personality description. In B. Englis, & A. Olafsson (Eds.), European advances in consumer research (Vol. III). Provo, UT: Association for Consumer Research.

Casidy, R. (2013). The role of brand orientation in the higher education sector: a student-perceived paradigm. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 25(5), 803-820. https://doi.org/10.1108/APJML-06-2013-0069

Cezar, L. C. (2019). Comunicação e marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília: Enap.

De Ruyter, K., & Wetzels, M. (2000). The role of corporate image and extension similarity in service brand extensions. Journal of Economic Psychology, 21(6), 639-659. https://doi.org/10.1016/S0167-4870(00)00024-6

Elliott, K. M., & Shin, D. (2002). Student satisfaction: An alternative approach to assessing this important concept. Journal of Higher Education policy and management, 24(2), 197-209. https://doi.org/10.1080/1360080022000013518

Fazli-Salehi, R., Esfidani, M. R., Torres, I. M., & Zúñiga, M. A. (2019). Antecedents of students’ identification with university brands: A study on public universities in Iran. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 31(4), 830-854. https://doi.org/10.1108/APJML-07-2018-0242

Ferrandi, J. M., Merunka, D., Valette-Florence, P., & de Barnier, V. (2002). Brand personality: How well does a human personality scale apply to brands?. Advances in Consumer Research, 5, 53-60.

Fournier, S. (1998). Consumers and their brands: Developing relationship theory in consumer research. Journal of consumer research, 24(4), 343-373. https://doi.org/10.1086/209515

Goldberg, L. R. (1992). The development of markers for the Big-Five factor structure. Psychological Assessment, 4(1), 26-42. https://doi.org/10.1037/1040-3590.4.1.26

Gomes, V., de Lourdes Machado-Taylor, M., & Saraiva, E. V. (2018). O ensino superior no brasil-breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, 42(1).

Graneheim, U. H., & Lundman, B. (2004). Qualitative content analysis in nursing research: concepts, procedures and measures to achieve trustworthiness. Nurse education today, 24(2), 105-112. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2003.10.001

Grönroos, C. (2007) Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition. New Jersey: John Wiley &Sons.

Hemsley-Brown, J., & Alnawas, I. (2016). Service quality and brand loyalty: The mediation effect of brand passion, brand affection and self-brand connection. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 28(12), 2771-2794. https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2015-0466

Hysi, V., & Shyle, I. (2015). The image and perceived quality of universities as important dimensions for building university brand equity-case study involving Albanian students. European Journal of Social Science Education and Research, 2(2), 40-49.

Judson, K. M., Gorchels, L., & Aurand, T. W. (2006). Building a university brand from within: A comparison of coaches' perspectives of internal branding. Journal of Marketing for Higher Education, 16(1), 97-114. https://doi.org/10.1300/J050v16n01_05

Kapferer, B. (2007). Anthropology and the Dialectic of Enlightenment: A Discourse on the Definition and Ideals of a Threatened Discipline. The Australian journal of anthropology, 18(1), 72-94. https://doi.org/10.1111/j.1835-9310.2007.tb00078.x

Kapferer, J. N. (1992). La marca, capital de la empresa. Espanha: Editora Deusto.

Kaushal, V., & Ali, N. (2020). University reputation, brand attachment and brand personality as antecedents of student loyalty: A study in higher education context. Corporate reputation review, 23(4), 254-266. https://doi.org/10.1057/s41299-019-00084-y

Keller, Kevin Lane. (1993). Conceptualizing, measuring and managing customer-based brand equity. Journal of marketing, 57, 1-22. https://doi.org/10.1177/002224299305700101

Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Marketing para o século XXI. UK: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P., Fox, K. F., & Brandão, A. B. (1994). Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas.

Krishnan, B. C., & Hartline, M. D. (2001). Brand equity: is it more important in services?. Journal of services marketing, 15(5), 328-342. https://doi.org/10.1108/EUM0000000005654

Kumar, V., & Christodoulopoulou, A. (2013). Sustainability and branding: An integrated perspective. Industrial Marketing Management, 43(1), 6-15. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.06.008

Lara-Rodríguez, J. S., Rojas-Contreras, C., & Oliva, E. J. D. (2019). Discovering emerging research topics for brand personality: a bibliometric analysis: A bibliometric analysis. Australasian Marketing Journal, 27(4), 261-272. http://dx.doi.org/10.1016/j.ausmj.2019.06.002.

Lehfeld, N. A. D. S., Gabarra, M. H. C., Costa, C. D., & Sousa, Y. T. C. S. (2010). Reflexões sobre o processo de autoavaliação institucional: o olhar de uma comissão própria de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 15(01), 177-194. https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100010

Leijerholt, U. (2021). Branding from Within: Internal Brand Management in the Public Sector. In S. M. Zavattaro (Ed.). Public Branding and Marketing: A Global Viewpoint (pp. 121-139). Springer Books. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-70505-3_7

Loureiro, S. M. C., Gorgus, T., & Kaufmann, H. R. (2017). Antecedents and outcomes of online brand engagement: The role of brand love on enhancing electronic-word-of-mouth. Online Information Review, 41(7), 985-1005. https://doi.org/10.1108/OIR-08-2016-0236

Mael, F., & Ashforth, B. E. (1992). Alumni and their alma mater: A partial test of the reformulated model of organizational identification. Journal of organizational Behavior, 13(2), 103-123. https://doi.org/10.1002/job.4030130202

Martins, C. V. D. O. (2021). As políticas de comunicação nas organizações públicas: um olhar sobre as universidades federais brasileiras. (Tese de Doutorado). Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Meneghetti, L. (2022). Apple, a empresa mais valiosa do mundo, alcança US$3 trilhões. Revista Veja. Recuperado de: https://veja.abril.com.br/economia/apple-alcanca-3-trilhoes-e-se-torna-a-mais-valiosa-do-mundo/. Acesso em: 10 set. 2022.

Mesquita, K., Ruão, T., & Andrade, J. G. (2020). Pandemia da COVID-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho. Revista Comunicando, 9(1), 31-56. https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.37

Muniz, K. M. (2005). Avaliação das dimensões da Personalidade de Marca no Contexto Brasileiro. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Muniz, K. M., & Marchetti, R. Z. (2012). Brand personality dimensions in the Brazilian context. Brazilian Administration Review, 9, 168-188. https://doi.org/10.1590/S1807-76922012000200004

Nguyen, B., Yu, X., Melewar, T. C., & Hemsley-Brown, J. (2016). Brand ambidexterity and commitment in higher education: An exploratory study. Journal of Business Research, 69(8), 3105-3112. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.026

Nuernberg, E. G., Ensslin, S. R., Cardoso, T. L., & Valmorbida, S. M. I. (2016). Gestão Universitária: identificação e análise dos indicadores utilizados na literatura. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 14(3), 29-52. https://doi.org/10.19094/contextus.v14i3.822

Oliveira, J. (2021). O topo do ranking universitário: as 4 mineiras que são sempre nota máxima. Jornal Estado de Minas. Rcuperado em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/09/12/interna_gerais,1304771/o-topo-do-ranking-universitario-as-4-mineiras-que-sao-sempre-nota-maxima.shtml. Acesso em: 05 mar. 2022.

Oliver, R. L. (1997). Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York: McGraw-Hill.

Ohmae, K. (1982). The Strategic Triangle and Business Unit Strategy. European Management Journal, 1(1), 38-48. https://doi.org/10.1016/S0263-2373(82)80016-9

Opoku, R. A., Hultman, M., & Saheli-Sangari, E. (2008). Positioning in market space: The evaluation of Swedish universities' online brand personalities. Journal of Marketing for Higher Education, 18(1), 124-144. https://doi.org/10.1080/08841240802100386

Peñaloza, V., Denegri, M., Quezado, I., Sousa, E. C., Parra, V. A. B., & Gerhard, F. (2016). Personalidade de marca de cursos de psicologia: um estudo em cidades do Brasil, Peru e Chile. Estudios Gerenciales, 32(140), 239-249. https://doi.org/10.1016/j.estger.2016.07.002

Plummer, J. T. (2000). How Personality Makes a Difference. Journal of Advertising Research, 40(6), 79–83. https://doi.org/10.2501/jar-40-6-79-83

Pontes, N. G. (2009). Imagem e Identidade de Marca: Um Estudo de Congruência no Varejo de Moda. (Tese de Doutorado), Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil.

Priporas, C. V., & Kamenidou, I. (2011). Perceptions of potential postgraduate Greek business students towards UK universities, brand and brand reputation. Journal of Brand Management, 18, 264-273. https://doi.org/10.1057/bm.2010.40

Rapaille, C. (2007). O código cultural: por que somos tão diferentes na forma de viver, comprar e amar?. Rio de Janeiro: Campus.

Rauschnabel, P. A., Krey, N., Babin, B. J., & Ivens, B. S. (2016). Brand management in higher education: the university brand personality scale. Journal of Business Research, 69(8), 3077-3086. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.023

Rebollo, I., & Harris, J. R. (2006). Genes, ambiente e personalidade. In C.E. Flores Mendoza and R. Colom (Orgs.). Introdução à Psicologia das diferenças individuais (p. 300-322). Porto Alegre: Artmed.

Ruão, T. (2003). As marcas e o valor da imagem: a dimensão simbólica das actividades económicas. Caleidoscópio, 3, 177–191.

Ruão, T., & Farhangmehr, M. (2000). A imagem de marca: análise das funções de representação e apelo no marketing das marcas: um estudo de caso. Anais do Seminário de Marketing Estratégico e Planeamento, Braga, 1. Recuperado de https://hdl.handle.net/1822/1985

Rutter, R., Lettice, F., & Nadeau, J. (2017). Brand personality in higher education: anthropomorphized university marketing communications. Journal of marketing for higher education, 27(1), 19-39. https://doi.org/10.1080/08841241.2016.1213346

Scussel, F. B. Ca., & Demo, G. (2016). Personalidade de Marca: Itinerários da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 340-354, http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i3.3174.

Siguaw, J. A., Mattila, A., & Austin, J. R. (1999). The Brand-Personality Scale: An Application for Restaurants. Cornell Hospitality Quarterly, 40(3), 48-55. https://doi.org/10.1177/001088049904000319

Sousa, E. C., Fuentes, V. L. P., & Quezado, I. (2016). Personalidade da Marca de Instituições de Ensino Superior. Revista Reuna, 21(1), 97-120.

Stevens, R. E., McConkey, C. W., Cole, H. S., & Clow, K. E. (2008). College image: A strategic marketing dilemma. Services Marketing Quarterly, 29(3), 99-113. https://doi.org/10.1080/1533296080

Sung, M., & Yang, S. U. (2008). Toward the model of university image: The influence of brand personality, external prestige, and reputation. Journal of public relations research, 20(4), 357-376. https://doi.org/10.1080/10627260802153207

Supphellen, M., & Grønhaug, K. (2003). Building foreign brand personalities in Russia: the moderating effect of consumer ethnocentrism. International journal of advertising, 22(2), 203-226. https://doi.org/10.1080/02650487.2003.11072849

Trernatony, L. D. (2019). The chasm between managers’ and consumers’ views of the brand. Journal of Strategic Marketing, 8(9), 12-19. https://doi.org/10.1080/096525497346811

Upshaw, L. B. (1995). Building brand identity: A strategy for success in a hostile marketplace. New Jersey: John Wiley & Sons Inc.

Wilkins, S., Butt, M. M., Kratochvil, D., & Balakrishnan, M. S. (2016). The effects of social identification and organizational identification on student commitment, achievement and satisfaction in higher education. Studies in higher education, 41(12), 2232-2252. https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1034258

Ziliotto, A., & Poli, O. L. (2021). Gestão Universitária Versus Performativida: uma comparação entre diferentes instituições. Revista Pedagógica, 23. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6782

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Mizael, G. A., Zorkot Sant’Anna, D. ., Castro, C. C. de ., & Montagnana Vicente Leme, P. H. (2025). Personalidade da marca nos canais de comunicação das universidades : - um estudo multicaso. Teoria E Prática Em Administração, 15(1). https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2025v15n1.71011

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)