Personalidade da marca nos canais de comunicação das universidades
- um estudo multicaso
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2025v15n1.71011Palavras-chave:
personalidade da marca, comunicação institucional, marketing públicoResumo
Objetivo: O processo de comunicação nas organizações é fundamental para promover a marca, criar engajamento e promover a fidelização dos clientes. Com a realização desta pesquisa objetivou-se compreender o processo de comunicação da marca de três instituições federais de ensino superior (IFES) mineiras, a partir de entrevistas realizadas com os gestores responsáveis pela comunicação institucional. Metodologia: Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com diretores da área de comunicação das IFES mineiras Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Principais resultados: A pesquisa possibilitou identificar a presença do marketing institucional nas comunicações das IES, caracterizada por aspectos de reputação acadêmica, credibilidade e competência. Contribuições acadêmicas: Do framework de análise de atributos funcionais e simbólicos elaborado, estavam presentes na comunicação institucional os atributos funcionais qualificação docente, estrutura física (instalações), empregabilidade, rankings nacionais e internacionais, e excelência em pesquisa. Dentre os atributos simbólicos identificaram-se na análise sustentabilidade, acessibilidade, sensibilidade, tradicional/conservadora, credibilidade, altiva/austera e pertencimento. Contribuições práticas: Os resultados obtidos podem contribuir para que os gestores das IFES estudadas possam aprimorar os mecanismos de gestão da marca, pois não recebem um retorno da sociedade de forma objetiva quanto à percepção do público-alvo acerca da imagem institucional. Portanto, isso é fundamental para avaliar a congruência entre identidade e imagem institucional.
Downloads
Referências
Aaker, D. (2007). Innovation: Brand it or lose it. California management review, 50(1), 8-24. https://doi.org/10.2307/4116
Aaker, D. A. (2009). Managing brand equity. USA: Simon and Schuster.
Aaker, D. A. (1998). Marcas: brand equity: gerenciando o valor da marca. USA: Gulf Professional Publishing.
Aaker, D., & Biel, A. (1993). Brand Equity and Advertising. USA: Lawrence Erlbaum Associates.
Aaker, J. L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of marketing research, 34(3), 347-356. https://doi.org/10.1177/0022243797034003
Alwi, S. F. S., & Kitchen, P. J. (2014). Projecting corporate brand image and behavioral response in business schools: Cognitive or affective brand attributes?. Journal of Business research, 67(11), 2324-2336. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2014.06.020
Araya Castillo, L., & Campos Andaur, P. (2018). Propuesta de metodología en la validación de modelos de personalidad de marca. Revista Perspectivas, (42), 33-70.
Azoulay, A., & Kapferer, J. N. (2003). Do brand personality scales really measure brand personality?. Journal of brand management, 11, 143-155. https://doi.org/10.1057/palgrave.bm.2540162
Balaji, M. S., Roy, S. K., & Sadeque, S. (2016). Antecedents and consequences of university brand identification. Journal of Business Research, 69(8). https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.017
Batra, R., Lehmann, D. R., & Singh, D. (1993). Brand equity and advertising. USA: Lawrence Erlbaum Associates.
Bergami, M., & Bagozzi, R. P. (2000). Self‐categorization, affective commitment and group self‐esteem as distinct aspects of social identity in the organization. British journal of social psychology, 39(4), 555-577. https://doi.org/10.1348/014466600164633
Bhattacharya, C. B., & Sen, S. (2003). Consumer–company identification: A framework for understanding consumers’ relationships with companies. Journal of marketing, 67(2), 76-88. https://doi.org/10.1509/jmkg.67.2.76.18609
Caprara, G. V., Barbaranelli, C., & Guido, G. (1998). Personality as metaphor: Extension of the psycholexical hypothesis and the five factor model to brand and product personality description. In B. Englis, & A. Olafsson (Eds.), European advances in consumer research (Vol. III). Provo, UT: Association for Consumer Research.
Casidy, R. (2013). The role of brand orientation in the higher education sector: a student-perceived paradigm. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 25(5), 803-820. https://doi.org/10.1108/APJML-06-2013-0069
Cezar, L. C. (2019). Comunicação e marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira. Brasília: Enap.
De Ruyter, K., & Wetzels, M. (2000). The role of corporate image and extension similarity in service brand extensions. Journal of Economic Psychology, 21(6), 639-659. https://doi.org/10.1016/S0167-4870(00)00024-6
Elliott, K. M., & Shin, D. (2002). Student satisfaction: An alternative approach to assessing this important concept. Journal of Higher Education policy and management, 24(2), 197-209. https://doi.org/10.1080/1360080022000013518
Fazli-Salehi, R., Esfidani, M. R., Torres, I. M., & Zúñiga, M. A. (2019). Antecedents of students’ identification with university brands: A study on public universities in Iran. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 31(4), 830-854. https://doi.org/10.1108/APJML-07-2018-0242
Ferrandi, J. M., Merunka, D., Valette-Florence, P., & de Barnier, V. (2002). Brand personality: How well does a human personality scale apply to brands?. Advances in Consumer Research, 5, 53-60.
Fournier, S. (1998). Consumers and their brands: Developing relationship theory in consumer research. Journal of consumer research, 24(4), 343-373. https://doi.org/10.1086/209515
Goldberg, L. R. (1992). The development of markers for the Big-Five factor structure. Psychological Assessment, 4(1), 26-42. https://doi.org/10.1037/1040-3590.4.1.26
Gomes, V., de Lourdes Machado-Taylor, M., & Saraiva, E. V. (2018). O ensino superior no brasil-breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, 42(1).
Graneheim, U. H., & Lundman, B. (2004). Qualitative content analysis in nursing research: concepts, procedures and measures to achieve trustworthiness. Nurse education today, 24(2), 105-112. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2003.10.001
Grönroos, C. (2007) Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition. New Jersey: John Wiley &Sons.
Hemsley-Brown, J., & Alnawas, I. (2016). Service quality and brand loyalty: The mediation effect of brand passion, brand affection and self-brand connection. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 28(12), 2771-2794. https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2015-0466
Hysi, V., & Shyle, I. (2015). The image and perceived quality of universities as important dimensions for building university brand equity-case study involving Albanian students. European Journal of Social Science Education and Research, 2(2), 40-49.
Judson, K. M., Gorchels, L., & Aurand, T. W. (2006). Building a university brand from within: A comparison of coaches' perspectives of internal branding. Journal of Marketing for Higher Education, 16(1), 97-114. https://doi.org/10.1300/J050v16n01_05
Kapferer, B. (2007). Anthropology and the Dialectic of Enlightenment: A Discourse on the Definition and Ideals of a Threatened Discipline. The Australian journal of anthropology, 18(1), 72-94. https://doi.org/10.1111/j.1835-9310.2007.tb00078.x
Kapferer, J. N. (1992). La marca, capital de la empresa. Espanha: Editora Deusto.
Kaushal, V., & Ali, N. (2020). University reputation, brand attachment and brand personality as antecedents of student loyalty: A study in higher education context. Corporate reputation review, 23(4), 254-266. https://doi.org/10.1057/s41299-019-00084-y
Keller, Kevin Lane. (1993). Conceptualizing, measuring and managing customer-based brand equity. Journal of marketing, 57, 1-22. https://doi.org/10.1177/002224299305700101
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Marketing para o século XXI. UK: Pearson Prentice Hall.
Kotler, P., Fox, K. F., & Brandão, A. B. (1994). Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo: Atlas.
Krishnan, B. C., & Hartline, M. D. (2001). Brand equity: is it more important in services?. Journal of services marketing, 15(5), 328-342. https://doi.org/10.1108/EUM0000000005654
Kumar, V., & Christodoulopoulou, A. (2013). Sustainability and branding: An integrated perspective. Industrial Marketing Management, 43(1), 6-15. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2013.06.008
Lara-Rodríguez, J. S., Rojas-Contreras, C., & Oliva, E. J. D. (2019). Discovering emerging research topics for brand personality: a bibliometric analysis: A bibliometric analysis. Australasian Marketing Journal, 27(4), 261-272. http://dx.doi.org/10.1016/j.ausmj.2019.06.002.
Lehfeld, N. A. D. S., Gabarra, M. H. C., Costa, C. D., & Sousa, Y. T. C. S. (2010). Reflexões sobre o processo de autoavaliação institucional: o olhar de uma comissão própria de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 15(01), 177-194. https://doi.org/10.1590/S1414-40772010000100010
Leijerholt, U. (2021). Branding from Within: Internal Brand Management in the Public Sector. In S. M. Zavattaro (Ed.). Public Branding and Marketing: A Global Viewpoint (pp. 121-139). Springer Books. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-70505-3_7
Loureiro, S. M. C., Gorgus, T., & Kaufmann, H. R. (2017). Antecedents and outcomes of online brand engagement: The role of brand love on enhancing electronic-word-of-mouth. Online Information Review, 41(7), 985-1005. https://doi.org/10.1108/OIR-08-2016-0236
Mael, F., & Ashforth, B. E. (1992). Alumni and their alma mater: A partial test of the reformulated model of organizational identification. Journal of organizational Behavior, 13(2), 103-123. https://doi.org/10.1002/job.4030130202
Martins, C. V. D. O. (2021). As políticas de comunicação nas organizações públicas: um olhar sobre as universidades federais brasileiras. (Tese de Doutorado). Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Meneghetti, L. (2022). Apple, a empresa mais valiosa do mundo, alcança US$3 trilhões. Revista Veja. Recuperado de: https://veja.abril.com.br/economia/apple-alcanca-3-trilhoes-e-se-torna-a-mais-valiosa-do-mundo/. Acesso em: 10 set. 2022.
Mesquita, K., Ruão, T., & Andrade, J. G. (2020). Pandemia da COVID-19, comunicação e relacionamento: uma análise das mídias sociais da Universidade do Minho. Revista Comunicando, 9(1), 31-56. https://doi.org/10.58050/comunicando.v9i1.37
Muniz, K. M. (2005). Avaliação das dimensões da Personalidade de Marca no Contexto Brasileiro. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Pontíficia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.
Muniz, K. M., & Marchetti, R. Z. (2012). Brand personality dimensions in the Brazilian context. Brazilian Administration Review, 9, 168-188. https://doi.org/10.1590/S1807-76922012000200004
Nguyen, B., Yu, X., Melewar, T. C., & Hemsley-Brown, J. (2016). Brand ambidexterity and commitment in higher education: An exploratory study. Journal of Business Research, 69(8), 3105-3112. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.026
Nuernberg, E. G., Ensslin, S. R., Cardoso, T. L., & Valmorbida, S. M. I. (2016). Gestão Universitária: identificação e análise dos indicadores utilizados na literatura. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 14(3), 29-52. https://doi.org/10.19094/contextus.v14i3.822
Oliveira, J. (2021). O topo do ranking universitário: as 4 mineiras que são sempre nota máxima. Jornal Estado de Minas. Rcuperado em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/09/12/interna_gerais,1304771/o-topo-do-ranking-universitario-as-4-mineiras-que-sao-sempre-nota-maxima.shtml. Acesso em: 05 mar. 2022.
Oliver, R. L. (1997). Satisfaction: a behavioral perspective on the consumer. New York: McGraw-Hill.
Ohmae, K. (1982). The Strategic Triangle and Business Unit Strategy. European Management Journal, 1(1), 38-48. https://doi.org/10.1016/S0263-2373(82)80016-9
Opoku, R. A., Hultman, M., & Saheli-Sangari, E. (2008). Positioning in market space: The evaluation of Swedish universities' online brand personalities. Journal of Marketing for Higher Education, 18(1), 124-144. https://doi.org/10.1080/08841240802100386
Peñaloza, V., Denegri, M., Quezado, I., Sousa, E. C., Parra, V. A. B., & Gerhard, F. (2016). Personalidade de marca de cursos de psicologia: um estudo em cidades do Brasil, Peru e Chile. Estudios Gerenciales, 32(140), 239-249. https://doi.org/10.1016/j.estger.2016.07.002
Plummer, J. T. (2000). How Personality Makes a Difference. Journal of Advertising Research, 40(6), 79–83. https://doi.org/10.2501/jar-40-6-79-83
Pontes, N. G. (2009). Imagem e Identidade de Marca: Um Estudo de Congruência no Varejo de Moda. (Tese de Doutorado), Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil.
Priporas, C. V., & Kamenidou, I. (2011). Perceptions of potential postgraduate Greek business students towards UK universities, brand and brand reputation. Journal of Brand Management, 18, 264-273. https://doi.org/10.1057/bm.2010.40
Rapaille, C. (2007). O código cultural: por que somos tão diferentes na forma de viver, comprar e amar?. Rio de Janeiro: Campus.
Rauschnabel, P. A., Krey, N., Babin, B. J., & Ivens, B. S. (2016). Brand management in higher education: the university brand personality scale. Journal of Business Research, 69(8), 3077-3086. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.01.023
Rebollo, I., & Harris, J. R. (2006). Genes, ambiente e personalidade. In C.E. Flores Mendoza and R. Colom (Orgs.). Introdução à Psicologia das diferenças individuais (p. 300-322). Porto Alegre: Artmed.
Ruão, T. (2003). As marcas e o valor da imagem: a dimensão simbólica das actividades económicas. Caleidoscópio, 3, 177–191.
Ruão, T., & Farhangmehr, M. (2000). A imagem de marca: análise das funções de representação e apelo no marketing das marcas: um estudo de caso. Anais do Seminário de Marketing Estratégico e Planeamento, Braga, 1. Recuperado de https://hdl.handle.net/1822/1985
Rutter, R., Lettice, F., & Nadeau, J. (2017). Brand personality in higher education: anthropomorphized university marketing communications. Journal of marketing for higher education, 27(1), 19-39. https://doi.org/10.1080/08841241.2016.1213346
Scussel, F. B. Ca., & Demo, G. (2016). Personalidade de Marca: Itinerários da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa. Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 340-354, http://dx.doi.org/10.5585/remark.v15i3.3174.
Siguaw, J. A., Mattila, A., & Austin, J. R. (1999). The Brand-Personality Scale: An Application for Restaurants. Cornell Hospitality Quarterly, 40(3), 48-55. https://doi.org/10.1177/001088049904000319
Sousa, E. C., Fuentes, V. L. P., & Quezado, I. (2016). Personalidade da Marca de Instituições de Ensino Superior. Revista Reuna, 21(1), 97-120.
Stevens, R. E., McConkey, C. W., Cole, H. S., & Clow, K. E. (2008). College image: A strategic marketing dilemma. Services Marketing Quarterly, 29(3), 99-113. https://doi.org/10.1080/1533296080
Sung, M., & Yang, S. U. (2008). Toward the model of university image: The influence of brand personality, external prestige, and reputation. Journal of public relations research, 20(4), 357-376. https://doi.org/10.1080/10627260802153207
Supphellen, M., & Grønhaug, K. (2003). Building foreign brand personalities in Russia: the moderating effect of consumer ethnocentrism. International journal of advertising, 22(2), 203-226. https://doi.org/10.1080/02650487.2003.11072849
Trernatony, L. D. (2019). The chasm between managers’ and consumers’ views of the brand. Journal of Strategic Marketing, 8(9), 12-19. https://doi.org/10.1080/096525497346811
Upshaw, L. B. (1995). Building brand identity: A strategy for success in a hostile marketplace. New Jersey: John Wiley & Sons Inc.
Wilkins, S., Butt, M. M., Kratochvil, D., & Balakrishnan, M. S. (2016). The effects of social identification and organizational identification on student commitment, achievement and satisfaction in higher education. Studies in higher education, 41(12), 2232-2252. https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1034258
Ziliotto, A., & Poli, O. L. (2021). Gestão Universitária Versus Performativida: uma comparação entre diferentes instituições. Revista Pedagógica, 23. https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.6782