Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Teoria e Prática em Administração é um periódico acadêmico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba – PPGA/UFPB, e tem por finalidade contribuir para a disseminação de conhecimentos em Administração, considerando dois fatores específicos:
- Primeiro, a revista prioriza a disseminação de trabalhos alinhados com o conceito de Administração no interesse social, ou seja, com foco em conhecimentos de Administração que enfatizem seu valor e impacto nos níveis de organização e de sociedade. A pergunta-chave que os autores devem considerar é: de que forma o conhecimento gerado nesse trabalho tem potencial de contribuição tanto para o tipo de tarefa, organização, atividade ou setor estudados, quanto para o melhor interesse social?
Por essa característica, a revista não tem definição a priori de contexto de aplicação do conhecimento gerencial, sendo bem-vindas contribuições das áreas de Administração Empresarial, Administração Pública e Social, assim como Educação em Administração.

- Segundo, a revista requer, necessariamente, que os trabalhos publicados tenham potencial de gerar impacto no aperfeiçoamento da prática de profissionais de Administração, sejam estes estes executivos empresariais, gestores públicos ou sociais, empreendedores ou docentes da área. A pergunta-chave neste contexto é: de que forma um profissional de administração pode se apropriar do conteúdo desse trabalho para aprimorar sua prática?
Fica assim justificada a publicação de trabalhos orientados a diferentes públicos como, por exemplo, casos para ensino, relatos tecnológicos, ensaios e pesquisas teórico-empíricas. Em particular nesses últimos (ensaios e pesquisas teórico-empíricas), para que haja alinhamento com a finalidade da revista é requerido que estes enfatizem, sempre, quais são as implicações práticas dos resultados apresentados.

As indicações da organização das publicações vigentes a partir do ano de 2018, no que concerne à periodicidade de publicações, linhas editoriais e ênfases temáticas são:
- A periodicidade da TPA é semestral, com a publicação de um número por semestre. Assim, cada volume corresponde a um ano do calendário ocidental e contém dois números por volume;
- As linhas editoriais refletem as temáticas de interesse de estudo, produção e difusão de conhecimentos do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB (PPGA), sendo definidas, portanto, cinco linhas editoriais temáticas para pesquisas de vocação teóricas e empíricas, mais uma linha de aplicação educacional, gerencial ou metodológica. Abaixo temos o detalhamento da linhas:
a) Linha editorial I: Inovação e Conhecimento, com temas tais como organizações turísticas, de hospitalidade e lazer, liderança e aprendizagem, gestão da inovação e estratégia.
b) Linha editorial II: Estado e Trabalho, com temas tais como Estado e políticas públicas, Administração pública, relações de trabalho, terceiro setor, trabalho voluntário.
c) Linha editorial III: Finanças, com temas tais como mercado de capitais, modelos de precificação de ativos, governança corporativa, finanças empresariais.
d) Linha editorial IV: Marketing e sociedade, com temas tais como consumo e diversidade, serviços, comportamento do consumidor, transformative consumer research (TCR).
e) Linha editorial V: Tecnologias de Informação e Comunicação, com temas tais como gestão das TICs, gestão de profissionais e equipes de TIC, efetividade no uso das TICs, ciência dos dados, qualidade de dados, dados abertos e governança de TI, difusão, aceitação, adoção, uso e assimilação das TICs na sociedade.
f) Linha editorial VI: Contribuições educacionais, gerenciais e metodológicas, contemplando (1) casos para ensino, (2) artigos tecnológicos e (3) contribuições metodológicas, quantitativas ou qualitativas.

Processo de Avaliação pelos Pares

• Cada artigo será avaliado em desk review pelo editor chefe ou um dos editores associados. Caso o manuscrito esteja nos padrões de formatação e escopo da revista o texto será encaminhado pelo editor responsável pela submissão a pelo menos dois membros do comitê revisor ad hoc. A decisão final de aceite, revisão ou rejeição caberá ao editor-chefe, ouvindo o editor-associado e, eventualmente, o conselho editorial. As avaliações acontecerão por meio de “avaliação duplo-cega, por pares” (double blind, peer review).

• Quando as avaliações envolvem controvérsias ou discordâncias entre os avaliadores, a editoria poderá, se entender necessário, designar um terceiro parecerista para finalizar sua posição.

• No máximo, um (01) artigo por edição poderá ter como autoria pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu da UFPB recomendados pela CAPES.

• Os Autores se responsabilizam pela autoria e originalidade do trabalho.
TPA rejeitará a potencial publicação e cancelará a publicação de trabalhos eventualmente publicados que sejam considerados portadores de qualquer forma de plágio, seja ele plágio externo ou autoplágio, em qualquer magnitude e considerando qualquer seção do trabalho.

Caso o autor tenha dúvida sobre se trechos de seu trabalho constituem plágio ou não, TPA solicita que se contate o editor-chefe para discutir o caso.

• Ao final de cada ano/volume, o editor-chefe e os editores-associados poderão indicar o melhor revisor do ano/volume para o Prêmio Teoria e Prática em Administração – Revisor. O prêmio consistirá de certificado e divulgação no website da TPA.

Periodicidade

Semestral com publicações em junho e dezembro de cada ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Gratuidade

A submissão, processamento e publicação dos artigos na revista Teoria e Prática em Administração (TPA) são gratuitos e não geram para os autores nenhum direito material nem pecuniário relativos à publicação do trabalho nesta revista.

Classificação Qualis/Capes

A TPA foi classificada como B2 (Administração, Contábeis e Turismo) na última avaliação da Capes de 2015.

Idiomas

Idioma principal = Português;
Idioma secundário = Inglês.

Artigos podem ser submetidos em português ou inglês.

Articles may be submitted in Portuguese or English.