Quem Sabe Faz e Quem Não Sabe Compra Feito: Uma História Real sobre Seleção e Aquisição de Software ERP

Authors

  • Pedro Jácome de Moura Jr Universidade Federal da Paraíba - UFPB Centro Universitário de João Pessoa - Unipê

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-15300

Abstract

O primeiro – e provavelmente o maior – desafio de Ênio, o novo diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação daquela universidade, era, na definição dele, a falta de sistemas de informação (SI) para a instituição, principalmente para as áreas administrativas e de recursos humanos. Em seu entendimento, havia um SI principal em operação que cobria a área acadêmica, mas apenas dos cursos de graduação e, além disso, o que se queria era integração entre os diversos SI: "Tínhamos sistemas soltos e ainda há sistemas espalhados pela instituição”. Seria melhor desenvolver um novo SI ou adquirir um SI já pronto? Se optasse por desenvolver, qual seria o esforço e o custo? Se optasse pela aquisição, como encontrar o fornecedor e o SI mais adequados para a universidade? A discussão dessas questões oferece oportunidade de desenvolvimento de habilidades de planejamento e de diagnóstico sobre adequação de aplicação de modelos de referência em seleção e aquisição de software, por meio da descrição dos passos empreendidos por gestores de nível diretivo e de coordenação em um contexto de importantes decisões. O tema tem potencial para geração de debates relevantes em disciplinas de "Administração de SI" e "Aplicações Empresariais", em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Administração, e em disciplinas de engenharia de software, em cursos de graduação em Ciências da Computação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-04-07

How to Cite

de Moura Jr, P. J. (2013). Quem Sabe Faz e Quem Não Sabe Compra Feito: Uma História Real sobre Seleção e Aquisição de Software ERP. Theory and Practice in Administration - TPA, 2(2), 173–194. https://doi.org/10.21714/2238-104X2012v2i2-15300

Issue

Section

Caso para Ensino (Teaching Case)