Dinâmicas de Poder no Campo da Cultura: um estudo sobre a preservação e uso de um patrimônio ferroviário em Arcoverde-PE

Authors

  • Danielle de Araújo Bispo UFERSA/UFPE
  • Elisabeth Cavalcante dos Santos UFPE/UFPB
  • Débora Coutinho Paschoal Dourado UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17852

Abstract

A problemática da pesquisa refere-se às dinâmicas de poder entre agentes no que concerne à preservação e ao uso de um patrimônio ferroviário em Arcoverde, no sertão pernambucano. A história dessa cidade perpassa também a história da Estação de Arcoverde. A Estação, inaugurada em 1912 e desativada por volta da década de 1980, foi ocupada por um grupo de artistas em 2001 para a realização de atividades culturais. Esses artistas vêm relatando a situação precária da infraestrutura e exteriorizando o embate em que se encontram, já que o monumento, oriundo da extinta Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima – RFFSA, com a Lei 11.483/2007, passou a pertencer a União e atualmente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN está negociando junto à Prefeitura de Arcoverde a cessão do espaço. Entretanto, os artistas não querem perder o espaço que ocupam desde 2001. O trabalho buscou responder à seguinte questão: como ocorrem as relações de poder entre os agentes do campo da cultura no que se refere à preservação e ao uso da Estação de Arcoverde? A perspectiva teórico-metodológica que deu suporte ao entendimento dessas relações foi a teoria dos campos sociais de Bourdieu, pois fornece os conceitos necessários para captar as dinâmicas de poder. Concluiu-se que o IPHAN-PE comporta-se às regras do jogo, impostas pelo Estado. Já a Prefeitura de Arcoverde e a Associação Estação da Cultura não se conformaram às regras impostas pelo Estado, desafiando a situação existente.

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Published

2014-05-26

How to Cite

Bispo, D. de A., dos Santos, E. C., & Dourado, D. C. P. (2014). Dinâmicas de Poder no Campo da Cultura: um estudo sobre a preservação e uso de um patrimônio ferroviário em Arcoverde-PE. Theory and Practice in Administration - TPA, 4(1), 201–226. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i1-17852

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)