As Placas de Petri de Samuel

Authors

  • Maria Valéria Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sonia Trigueiro de Almeida Universidade Potiguar
  • Diogo Rosado Lopes Centro Universitário do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18953

Abstract

O caso para ensino “As Placas de Petri de Samuel” relata uma situação real ocorrida em um Laboratório de Análises Clínicas de pequeno porte localizado na cidade de Natal-RN. O dilema do caso trata de uma situação de decisão envolvendo João, Diretor do Laboratório Dilab e responsável pelo setor de Recursos Humanos da organização. O caso é narrado sob o ponto de vista do Diretor que se depara com uma situação onde um funcionário que trabalha na empresa há 25 anos não consegue se adaptar às novas tecnologias da área de Análises Clínicas, embora que o colaborador possua competências comportamentais e atitudinais que o diferencia dos demais profissionais. Várias foram as tentativas de capacitação desenvolvidas pelo Laboratório Dilab para Samuel adaptar o seu comportamento frente às novas exigências tecnológicas do cargo, nenhuma obteve sucesso. Diante da situação, o Diretor se deparava com um dilema: mantê-lo na empresa ou não? Caso a empresa permaneça com o funcionário, até que ponto a situação pode desestimular o desenvolvimento de ações de aprendizagem com demais? Por outro lado, a empresa teria alternativas de capacitação para desenvolver as novas competências exigidas para a ocupação do cargo? Que alternativas poderiam ser apresentadas? O caso foi construído a partir de dados observacionais e conversas informais com os funcionários e com os antigos proprietários da Empresa. Foram utilizados nomes fictícios para preservar a identidade dos envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Valéria Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Administração marketing

Sonia Trigueiro de Almeida, Universidade Potiguar

Programa de Pós-Graduação em Administração

Published

2015-01-21

How to Cite

Araujo, M. V., Almeida, S. T. de, & Lopes, D. R. (2015). As Placas de Petri de Samuel. Theory and Practice in Administration - TPA, 4(2), 257–268. https://doi.org/10.21714/2238-104X2014v4i2-18953

Issue

Section

Caso para Ensino (Teaching Case)