Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534Keywords:
Autoria, ética, campo científico, plágio, lógica de colocar o nomeAbstract
Este estudo tem como objetivo apresentar elementos para um debate sobre a ética das práticas de autoria no campo científico brasileiro. Os autores utilizam exemplos ilustrativos para explorar as práticas de pseudoautoria, estabelecendo relações entre essas práticas, as coerções oriundas do campo acadêmico e o habitus dos agentes sociais. Foi elaborada uma definição preliminar do que seja autoria a fim de possibilitar a discussão sobre dois problemas centrais, que são: a lógica de “colocar o nome” e o plágio. Uma das principais contribuições deste trabalho repousa na reflexão orientada para a construção de uma prática aperfeiçoada de autoria, possibilitando a crítica e a autocrítica dos agentes do meio acadêmico sobre algumas práticas problemáticas de autoria.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-06-29
How to Cite
Costa, F. J. da, Sousa, S. C. T. de, & Muzzio, H. (2017). Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica. Theory and Practice in Administration - TPA, 7(1), 01–25. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534
Issue
Section
Artigo de Opinião (Opinion Paper)