“Não, Tempo, não te gabarás de que eu mudo!” Evidências da Dimensão Temporal na Aprendizagem de Praticantes da Estratégia no Setor Público.

Authors

  • José Alberto de Siqueira Brandão Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco - SEPLAG/PE http://orcid.org/0000-0003-2291-6522
  • Eduardo de Aquino Lucena Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-38915

Keywords:

dimensão temporal, aprendizagem social, praticantes da estratégia, setor público.

Abstract

A discussão sobre como a aprendizagem acontece nas organizações se intensificou nas últimas décadas. Talvez esse debate seja mais intenso no setor público, dadas as transformações exigidas pela sociedade. Este artigo tem como objetivo discutir a dimensão temporal da aprendizagem social em uma política pública educacional em Pernambuco. Para tanto, optou-se por realizar um estudo de caso qualitativo sobre a experiência relacionada ao “Pacto pela Educação em Pernambuco”, conhecido como PEP. A interpretação dos achados indica a existência de relações entre aprendizagem em diferentes níveis gerenciais e a dimensão temporal no PEP.

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Author Biographies

José Alberto de Siqueira Brandão, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco - SEPLAG/PE

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1993), Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar/UNP (2003), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (2012), Especialista em Consultoria Empresarial pela Universidade de São Paulo/USP (1996), MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas/FGV (2012), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN(1998) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (PROPAD). Foi Professor da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Professor, Coordenador do Curso de Administração e Diretor de Campus da Universidade de Pernambuco/UPE, Professor convidado do MBA em Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas/FGV, Professor e Coordenador Acadêmico da Faculdade Nova Roma, Professor e Coordenador do Curso de Administração da UNIVERSO. É Professor Emérito da Universidade Potiguar/UNP, onde exerceu o cargo de Diretor de Campus. Atualmente é professor da Faculdade Senac Pernambuco, onde exerce o cargo de Coordenador de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Exerce o cargo de Gestor Governamental na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Administração Estratégica, Administração de Recursos Humanos, Administração Pública, Empreendedorismo e Direito Empresarial.

Eduardo de Aquino Lucena, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Em 2000, realizou doutorado-sanduíche na The University of Georgia (GA, EUA). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco. Seus interesses de pesquisa englobam os seguintes temas: processos de aprendizagem nas organizações; experiência, reflexão e aprendizagem; e aprendizagem de praticantes da estratégia.

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Published

2019-03-22

How to Cite

Siqueira Brandão, J. A. de, & Aquino Lucena, E. de. (2019). “Não, Tempo, não te gabarás de que eu mudo!” Evidências da Dimensão Temporal na Aprendizagem de Praticantes da Estratégia no Setor Público. Theory and Practice in Administration - TPA, 9(1), 49–62. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-38915

Issue

Section

Artigos de Pesquisa (Research Papers)