Consumo de Produtos de Luxo e a Competição Intrasexual Feminina
DOI:
https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-35587Palavras-chave:
Competição Intrasexual, Consumo de Luxo, Consumo Feminino, Comportamento do Consumidor.Resumo
Este estudo analisou a competição intrasexual feminina e o consumo de produtos de luxo de mulheres brasileiras. Parte-se do pressuposto que em um contexto de competição intrasexual feminina, as mulheres direcionam seus esforços ao melhoramento de sua atratividade para dissuadir as rivais e demostram ter preferência por produtos de luxo, quando esse luxo serve como aparato de melhoria da sua aparência e de distinção. Baseado nisso, este estudo investigou como mulheres brasileiras se comportam em um cenário de competição intrasexual em relação ao consumo de produtos de luxo. A pesquisa está embasada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de dois focus groups, com apoio de técnicas projetivas. Os resultados demostram que a competição intrasexual feminina afeta o consumo de produtos de luxo, ampliando o olhar relacionando a competição intrasexual feminina como uma nova função no consumo de produtos de luxo e nos relacionamentos. Os achados se mostram importantes fatores analíticos e estratégicos para os profissionais da área do marketing, no que tange a tomada de decisão do consumo do luxo. As contribuições do estudo se consolidam como precursoras de novas pesquisas, especialmente no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-03
Como Citar
Merlin Bervian, L., & Floriani, D. E. (2018). Consumo de Produtos de Luxo e a Competição Intrasexual Feminina. Teoria E Prática Em Administração, 8(1), 17–46. https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-35587
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa (Research Papers)