Consumo de Produtos de Luxo e a Competição Intrasexual Feminina

Autores

  • Luciana Merlin Bervian Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Dinorá Eliete Floriani Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-35587

Palavras-chave:

Competição Intrasexual, Consumo de Luxo, Consumo Feminino, Comportamento do Consumidor.

Resumo

Este estudo analisou a competição intrasexual feminina e o consumo de produtos de luxo de mulheres brasileiras. Parte-se do pressuposto que em um contexto de competição intrasexual feminina, as mulheres direcionam seus esforços ao melhoramento de sua atratividade para dissuadir as rivais e demostram ter preferência por produtos de luxo, quando esse luxo serve como aparato de melhoria da sua aparência e de distinção. Baseado nisso, este estudo investigou como mulheres brasileiras se comportam em um cenário de competição intrasexual em relação ao consumo de produtos de luxo. A pesquisa está embasada na abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de dois focus groups, com apoio de técnicas projetivas. Os resultados demostram que a competição intrasexual feminina afeta o consumo de produtos de luxo, ampliando o olhar relacionando a competição intrasexual feminina como uma nova função no consumo de produtos de luxo e nos relacionamentos. Os achados se mostram importantes fatores analíticos e estratégicos para os profissionais da área do marketing, no que tange a tomada de decisão do consumo do luxo. As contribuições do estudo se consolidam como precursoras de novas pesquisas, especialmente no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinorá Eliete Floriani, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Administração com hab. em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área Comércio Exterior com importação e exportação, atuando com os seguintes temas: estratégia de internacionalização, internacionalização de PME's, exportação e importação.

Downloads

Publicado

2018-07-03

Como Citar

Merlin Bervian, L., & Floriani, D. E. (2018). Consumo de Produtos de Luxo e a Competição Intrasexual Feminina. Teoria E Prática Em Administração, 8(1), 17–46. https://doi.org/10.21714/2238-104X2018v8i1-35587

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)