A Gente Não Quer Só Comer: uma Abordagem de Marketing Social para a Alimentação Saudável

Autores

  • Edilaine Samara Pascoal de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-45024

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as ações desenvolvidas em torno do consumo alimentar saudável pelos níveis upstream e midstream do modelo ecológico de marketing social, adotando uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. O método de coleta utilizado foi a entrevista baseada em um roteiro semiestruturado dividido em três dimensões, envolvendo questões sobre as barreiras para alimentação saudável, a regulação alimentar e a consciência sobre saúde. A pesquisa foi realizada com dez sujeitos, sendo cinco secretários municipais de saúde (agentes upstream) e cinco nutricionistas vinculados ao setor público (agentes midstream). Os resultados indicaram que as principais barreiras para adoção da alimentação saudável se relacionam com: a questão midiática, aspectos culturais, e o fator tempo aliado ao acesso de alimentos não saudáveis. Os agentes consideram necessário que haja uma conscientização, fazendo uso de ferramentas de marketing social apoiada pelo governo, com intuito de promover uma mudança de comportamento e implantar ações para a reeducação alimentar, prevenção de doenças e adoção de práticas saudáveis.

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Biografia do Autor

Edilaine Samara Pascoal de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Marketing no Interesse Social

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração com ênfase em Marketing e Sociedade pelo Programa de Pósgraduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da UFPB e professora Permanente do Programa de Pósgraduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

Oliveira, E. S. P. de, & Barboza, S. I. S. (2020). A Gente Não Quer Só Comer: uma Abordagem de Marketing Social para a Alimentação Saudável. Teoria E Prática Em Administração, 10(1), 84–94. https://doi.org/10.21714/2238-104X2020v10i1-45024

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)