REVELANDO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E GERENCIAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES
Resumen
Este trabalho teve por objetivo investigar as competências organizacionais e gerenciais e os processos de aprendizagem organizacional em duas organizações do Setor de Telecomunicações, que concorrem no mercado de telefonia móvel em Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa comparativa de cunho qualitativo e quantitativo, por meio de aplicação de questionários e entrevistas a uma amostra dos gestores das empresas. Os resultados obtidos mostram que as duas organizações são semelhantes no que se refere às competências gerenciais e aos processos de aprendizagem organizacional. Quanto às competências da organização, não foram identificadas competências essenciais, mas as chamadas competências seletivas. Dessa forma, confirma-se a argumentação de Ruas (2003) de que o critério dePrahalad e Hamel (1990), no que se refere à capacidade das competências essenciais de serem inimitáveis, é difícil de ser validado na maior parte das organizações brasileiras. Este artigo contém três seções. A primeira seção compreende a metodologia da pesquisa, enquanto a segunda discorre acerca do referencial teórico. Por último, os resultados da pesquisa são analisados.
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