A RELEVÂNCIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E INCUBADORAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Rebeca Martins do Amaral Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca https://orcid.org/0000-0002-4434-5831
  • Susana Iglesias Webering Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) / Instituto Multidisciplinar - Departamento de Administração e Turismo https://orcid.org/0000-0002-7832-8183

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.63184

Resumo

A Economia Solidária (ES) representa a organização do trabalho em cooperação, o que levou ao
surgimento das incubadoras sociais. O objetivo neste trabalho é compreender como o incentivo
à ES via incubadoras contribui para a formação dos estudantes de administração e para repensar
a própria área e suas práticas. A pesquisa é qualitativa, com fins descritivos e explicativos,
por meio de trabalho de campo realizado em duas incubadoras. Como resultados: aponta-se a
importância das incubadoras, suas funções diante dos desafios da universidade e tensões próprias
do empreendimento autogestionário; a relevância da ES como práxis pedagógica, possibilitando
ao estudante o contato com um outro modelo organizacional; a necessidade de ensino crítico
e aproximação entre teoria e prática. Como conclusão, o potencial da ES de atender a lacuna
existente entre o ensino tradicional de administração e o desenvolvimento de pensamento crítico
que responda aos desafios da sociedade e ao futuro da própria universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

08-03-2023

Como Citar

Martins do Amaral, R., & Iglesias Webering, S. . (2023). A RELEVÂNCIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E INCUBADORAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Revista Da ABET, 21(2). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n2.63184

Edição

Seção

Dossiê Economia solidária: mecanismo de gestão social e de transformações