v. 26 n. 2 (45): ACTA SEMIOTICA ET LINGVISTICA - SEMIÓTICA E ENSINO - EDIÇÃO ESPECIAL

					Visualizar v. 26 n. 2 (45): ACTA SEMIOTICA ET LINGVISTICA - SEMIÓTICA E ENSINO - EDIÇÃO ESPECIAL

Semiótica e Ensino foi o tema escolhido para este número especial (nº 2) do volume vinte e seis (2021) da Acta Semiotica et Lingvistica-ASEL que aprovou treze produtos para publicação em suas diferentes seções, sendo nove artigos, duas traduções e duas entrevistas. Tomando como suporte teórico tendências atuais da semiótica filosófica, preconizada por Charles Sanders Peirce e da linguística, defendida por Greimas e seus colaboradores, em diferentes interpretações (sociossemiótica, semiótica do discurso, semiótica tensiva), os artigos analisaram aspectos relativos ao ensino das letras, desde a leitura de textos verbais e sincréticos (planos de aula, capa de revista, propaganda etc.), à produção de gêneros discursivos. Foram realizadas duas entrevistas para este número: uma com Jacques Fontanille, diretor da Rede Francesa de Semiótica (CDR G10650) no C.N.R.S./ Fr, intitulada Sémiotique discursive et enseignement: l’education comme un défi politique et social, e outra  com Lúcia Teixeira, professora titular da Universidade Federal Fluminense, intitulada Na constituição de uma semiótica didática. A entrevista com Fontanille foi traduzida para a Língua Portuguesa por Gustavo Henrique Rodrigues de Castro e Matheus Nogueira Schwartzmann e, para Libras, por Adriana Moreira de Souza Correia.

Publicado: 2021-08-03

EDITORIAL

TRADUÇÕES