Notas etnográficas sobre religiosidades populares circulares no Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte, Recife/PE
Resumo
O Maracatu de Baque Solto é uma manifestação da cultura popular pernambucana, em suas apresentações carnavalescas se observam circularidades entre cultura popular e religiosidades marcadas por polivalências religiosas que entrelaçam rituais da Jurema, da Umbanda, do catolicismo popular e de elementos orientais e esotéricos. Na contemporaneidade muitos grupos resistem nesse envolvimento espiritual, ao atribuírem o sucesso da ‘brincadeira’ aos rituais religiosos de preparação para saída ao carnaval e a outros festejos. Estes ritos são permeados de símbolos e significados característicos do campo religioso brasileiro.
O presente trabalho empírico é resultado de atividades etnográficas realizadas na ocasião da pesquisa de mestrado (Sena, 2012). Ao longo desse tempo me debrucei sobre o campo híbrido do Maracatu Cruzeiro do Forte. Meu objetivo nestas breves notas etnográficas é descrever minhas observações e participações no grupo supracitado, refletindo sobre os hibridismos e circularidades entre culturas populares e religiosidades que se movimentam no seio da agremiação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).