Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Áltera promove contribuições para os debates teórico-metodológicos e empíricos da disciplina da Antropologia. O periódico estrutura-se a partir de um Comitê Editorial, um Conselho Científico e uma Equipe Técnica que recebe e publica em fluxo contínuo artigos, ensaios visuais, resenhas, entrevistas e traduções nos idiomas português, espanhol e inglês. A revista conta com um espaço continuamente aberto para publicações com temática livre e também com dossiês semestrais que abordam tópicos particulares.
Processo de Avaliação pelos Pares
O Comitê Editorial da revista é responsável por avaliar a pertinência e qualidade do material enviado e deliberar sobre a publicação de todas as submissões.
No que se refere aos artigos, os trabalhos são submetidos a um processo de avaliação que obedece às seguintes etapas:
I - O manuscrito é inicialmente avaliado por editores/as que apreciam o texto tendo em vista sua pertinência acadêmica, bem como a observância das diretrizes descritas em nosso site. Nesta primeira etapa o manuscrito poderá ser aceito ou recusado, observando que essa avaliação não prevê a emissão de pareceres, mas tão somente o habilita para a segunda etapa de avaliação.
II - A segunda etapa consiste na avaliação de mérito do manuscrito por dois/duas pareceristas ad hoc com especialização na temática do trabalho, observando-se o critério do duplo anonimato. A decisão editorial dessa etapa poderá ser: a) aprovado sem modificações; b) aprovado com pequenas modificações (desde que inclua as recomendações indicadas pelos/as pareceristas); c) aprovado com maiores modificações (desde que sejam feitas as devidas reformulações indicadas pelos/as pareceristas, havendo uma nova avaliação do manuscrito); d) recusado para publicação. Nos casos em que houver divergência entre as avaliações dos/as primeiros/as pareceristas, o texto será encaminhado para um/a terceiro/a parecerista ad hoc para desempate. Ao final deste processo, os/as autores/as são informados/as sobre o resultado da avaliação.
III - Na terceira etapa, caso o manuscrito seja aprovado com modificações, os/as autores/as devem dar seguimento ao processo enviando dois documentos: a) versão limpa e completa do manuscrito, indicando apenas as alterações realizadas ao longo do texto com a ferramenta de realce na cor amarela e b) um quadro-resumo de formato livre que indique quais foram as modificações feitas com relação às observações do parecer. A seguir, o artigo é revisto pelos/as editores/as da revista que observam estrutura, conteúdo e forma do trabalho à luz das considerações dos/as pareceristas e podem, ainda, indicar alterações se assim julgarem necessário. No caso da inobservância das recomendações contidas nos pareceres, o artigo não será publicado.
Para a apreciação dos ensaios visuais, a revista conta com uma comissão especializada na área de Antropologia Visual que segue os parâmetros de uma avaliação duplo-cego.
No caso das resenhas, entrevistas e traduções, a proposta enviada é analisada pelo Comitê Editorial e pode ser enviada para um/a avaliador/a especializado/a.
Política de Acesso Livre
A Revista Áltera oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona a democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
A Revista Áltera foi idealizada com o intuito de fomentar a consolidação do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo iniciado suas atividades em dezembro de 2015.
Em sua primeira avaliação, o periódico alcançou o conceito Qualis B4 na qualificação da CAPES. Com o passar dos anos a revista foi se aperfeiçoando, conseguindo sustentar uma ótima periodicidade, um alto grau de internacionalização, bem como outros fatores de peso para sua qualificação, subindo no ano de 2022 para conceito Qualis A4, um dos estratos mais qualificados da CAPES.
Ao longo dos anos, foram publicados no periódico trabalhos que tratam de uma vasta gama de temáticas caras à disciplina antropológica, como são as tradições e manifestações culturais, os desafios para a formação e atuação de antropólogos/as, perspectivas sobre o desenvolvimento, identidades insurgentes no universo latino-americano, turismo, antropologias da infância e da educação, bem como diversas perspectivas antropológicas sobre a saúde e o cuidado, incluindo dossiês dedicados a tratar especialmente da pandemia de covid-19.
Já trabalharam na edição do periódico as/os professoras/es Marcia Reis Longhi, Rosa Virgínia Melo, Pedro Francisco Guedes Nascimento, Mónica Lourdes Franch Gutierrez, Patrícia dos Santos Pinheiro, Marcos Carvalho, Flávia Ferreira Pires e María Elena Martínez-Torres. Atualmente, contamos com a coordenação de Maristela Oliveira de Andrade e Lara Santos de Amorim.