Ofício, profissionalização e perspectivas de regulamentação da profissão em Antropologia no Brasil: breve histórico e atualização de dilemas enfrentados e vindouros

Autores

  • Henyo Trindade Barretto Filho Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo relata e analisa a trajetória de atividades, debates e incidências promovidas pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) em torno dos temas da definição do ofício, da profissionalização e das perspectivas de regulamentação da profissão de antropólogo/a no Brasil, desde as ações provocadas pelo Grupo de Trabalho do Ofício do/a Antropólogo/a, em sua curta existência de dois anos (2006-2008). Tematizam-se as mudanças ocorridas na última década e meia no contexto da formação e da atuação profissional em Antropologia, e as discussões e iniciativas relativas à regulamentação da profissão de antropólogo/a, realçando os dilemas implicados. Organizado na forma de uma cronologia linear de eventos e de complexificação progressiva das questões, o artigo não faz nenhuma grande reflexão de síntese sobre todo esse processo, mas espera que o amplo compartilhamento dessas informações contribua com a qualificação dos debates sobre os desafios para a atuação de profissionais de Antropologia no país hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henyo Trindade Barretto Filho, Universidade de Brasília

Professor Adjunto A1 do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB)

Referências

ALBERT, Bruce. Anthropologie appliquée ou ‘anthropologie impliquée’? Ethnographie, minorités et développement. In BARÉ, Jean-François (org.). Les Applications de l’Anthropologie: Un essai de refléxion collective depuis la France. Paris: Karthala, 1995. p. 87-118.

ALMEIDA, Alfredo W. B. Uma campanha de desterritorialização. Direitos territoriais e étnicos: a bola da vez dos estrategistas dos agronegócios. Revista Proposta, Ano 31, nº 114 (‘Amazônia: velhos dilemas, novos desafios’), p. 33-36, out./dez. 2007.

ALMEIDA, Mauro W. B. de. Desenvolvimento e responsabilidade dos antropólogos. In ARANTES, A. A.; RUBEN, G. R.; DEBERT, G. G. (orgs.). Desenvolvimento e Direitos Humanos: a responsabilidade do antropólogo. Campinas: EdUnicamp, 1992. p. 111-122.

ASSOCIAÇÃO Brasileira de Antropologia. Protocolo de Brasília. Laudos Antropológicos: condições para o exercício de um trabalho científico. Rio de Janeiro: ABA, 2015. 30 p.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Luís Roberto. Ofício do Antropólogo, ou Como Desvendar Evidências Simbólicas. Série Antropologia, nº 413, Brasília: DAN/UnB, 2007. 21 p.

GUEDES, Simoni Lahud. A prática da antropologia e suas aplicações práticas: notas sobre ensino e pesquisa. In TAVARES, F.; GUEDES, S. L.; CAROSO, C. (eds.). Experiências de Ensino e Prática em Antropologia no Brasil. Brasília, DF: Ícone Gráfica e Editora, 2010. p. 63-75.

LEITE, Ilka Boaventura. Laudos Periciais Antropológicos em Debate. Florianópolis: NUER/UFSC e ABA, 2005. 288 p.

MULLER, Cíntia Beatriz. A prática Antropológica: o desafio de trabalhar em organizações não governamentais. In TAVARES, F.; GUEDES, S. L.; CAROSO, C. (eds.). Experiências de Ensino e Prática em Antropologia no Brasil. Brasília, DF: Ícone Gráfica e Editora, 2010. p. 89-96.

OSTROWSKI, Antonio. Nota Informativa nº 1.525/2011 (Referente à STC nº 2011-04730, do Gabinete da Liderança do Partido dos Trabalhadores, acerca da regulamentação de profissões). Consultoria Legislativa. Brasília, 15 de junho de 2011. 18 p.

RAMOS, Alcida Rita. O Índio Hiper-real. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n° 28, jun. 1995, p. 5-14.

SILVA, Gláucia (org.). Antropologia Extramuros: novas responsabilidades sociais e políticas dos antropólogos. Brasília: Paralelo 15, 2008. 184 p.

SILVA, Orlando S.; LUZ, L. e HELM, C. (orgs.). A Perícia Antropológica em Processos Judiciais. Florianópolis: EdUFSC, 1994. 146 p.

TAVARES, Fátima; GUEDES, S. L. e CAROSO C. (eds.). Experiências de Ensino e Prática em Antropologia no Brasil. Brasília, DF: Ícone Gráfica e Editora, 2010. 104 p.

TRAJANO FILHO, Wilson; RIBEIRO, G. L. (eds.). O Campo da Antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contracapa Editora, 2004. 269 p.

VÍCTORA, Ceres Gomes; OLIVEN, R. G.; MACIEL, M. E.; ORO, A. P. (orgs.). Antropologia e Ética: o debate atual no Brasil. Niterói: EdUFF, 2004. 207 p.

Downloads

Publicado

2018-04-04