Cultura popular, turismo e patrimônio nas cavalhadas de Pirenópolis

Autores

  • Bruno Goulart Machado Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2018v1n6.41696

Resumo

Cavalhada é um auto dramático que encena a luta entre mouros e cristãos, e que compõe a programação da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO) – esta reconhecida como patrimônio imaterial nacional em 2010. Desde a década de 1940 as cavalhadas têm sido organizadas e geridas pelo poder público com um viés turístico e do espetáculo. Esse artigo investiga como ocorreu essa orientação turística da cavalhada, as tensões entre sujeitos diversificados que emergem nesse cenário, assim como os desafios enfrentados na implementação da política do patrimônio imaterial nesse contexto. A discussão é baseada em pesquisa de campo e bibliográfica inicial realizada em 2014 sobre a Festa do Divino. Os dados e a literatura apontam para uma orientação turística do auto, protagonizada pelo poder público, que ocorre sem participação social; e ilumina atores e interesses sociais diversos no campo patrimonial, colocando desafios para as políticas do patrimônio imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKAGAWA, Natsuko; SMITH, Laurajane. “Introduction”. In:______(org.). Intangible Heritage. New York: Routledge, 2009.

ARANTES, Antônio A. African-brazilian cultural references in national heritage: questions of cultural politics. Vibrant, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2008.

_______. Patrimônio imaterial e referências culturais. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 1, n.147, 2001.

_______. A. Sobre inventários e outros instrumentos de salvaguarda do patrimônio cultural intangível: ensaio de antropologia pública. Anuário Antropológico, Brasília, 2007-2008, 2009.

BENDIX, Regina. “Heritage between economy and politics: na assessment from the perspective of cultural anthropology”. In: AKAGAWA, Natsuko; SMITH, Laurajane (org.). Intangible Heritage. New York: Routledge, 2009.

BLAKE, Janet. “UNESCO’s 2003 Convention on Intangible Cultural Heritage: the implications of community involvement in ‘safeguarding’. In: AKAGAWA, Natsuko; SMITH, Laurajane (org.). Intangible Heritage. New York: Routledge, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cavalhadas de Pirenópolis. Goiânia: Ed. Oriente, 1974

_______. De tão longe eu venho vindo: símbolos, gestos e rituais do catolicismo popular em Goiás. Goiânia: ed. UFG, 2004.

_______. O divino, o santo e a senhora. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978.

BRASIL. Decreto 3551, de 4 de ago. 2000. Brasília, DF, ago. 2000.

CANCLINI, Nestor G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EdUSP, [1989] 2013.

_______. O patrimônio cultural e a construção imaginária no nacional. In: HOLANDA, Heloísa Buarque (org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, 23, 1994.

_______. Las Culturas Populares en el Capitalismo. México: Nueva Imagen, [1982] 1989.

CARVALHO, José Jorge de. ‘Espetacularização’ e ‘canibalização’ das culturas populares na América Latina. Revista Anthropológicas, Recife, ano 14, v. 21, n. 1, 2010.

_______. As Culturas Afro-americanas na Ibero-américa: o negociável e o inegociável. In: CANCLINI, Néstor García. Culturas da Ibero-América: diagnósticos e propostas para seu desenvolvimento. São Paulo: Ed. Moderna, 2003b.

_______. La Etnomusicología en Tiempos de Canibalismo Musical: Una Reflexión a Partir de Las Tradiciones Musicales Afroamericanas. Série Antropologia, Brasília, 335, 2003a.

_______. Metamorfoses das tradições performáticas afro-brasileiras: de patrimônio cultural a indústria do entretenimento. Série Antropologia, Brasília, 354, 2004a.

_______. World music, ¿el folklore de la globalización? Mesa redonda com José Jorge de Carvalho. Série Antropologia, Brasília, 359, 2004b.

CASCUDO, Luis da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Belo Horizonte; São Paulo: Itaiaia, EDUSP, 1988.

GOULART, Bruno. Trânsitos da cultura popular: política pública, produção, difusão e salvaguarda nos encontros de culturas tradicionais. 2018. 367 f. Tese (doutorado em Antropologia Social) – Departamento de Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

_______. Turismo Cultural e Patrimônio Imaterial nas Cavalhadas de Pirenópolis. In: SEMINÁRIO DE TURISMO E CULTURA, 1, 2016b, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Brasília: MinC, Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2016b. Disponível em: < http://culturadigital.br/visiteacasaderuibarbosa/files/2016/08/Anais-do-I-Semin%C3%A1rio-Nacional-de-Turismo-e-Cultura.pdf> Acesso em 15 dez. 2016.

INGLES, Palma. “Performing Traditional Dances for Modern Tourists in Amazon”. In: GMELCH, Sharon Bohn (org.). Tourists and Tourism: a reader. Llinois: Waveland Press, 2010.

[IPHAN] Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Carta de Fortaleza. 1997.

_______. Dossiê - Festa do Divino Espírito Santo (Pirenópolis-GO). Goiânia: IPHAN, 2009.

_______. Livros de Registro. Brasília, DF. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/122> Acesso em 21 mar. 2018.

_______. Os Sambas, as Rodas, os Bumbas, os Meus e os Bois: Princípios, ações e resultados da política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil, 2003-2010. Brasília: IPHAN, 2010.

KIRSHENBLATT-GLIMBETT, Barbara. Objects of Ethnography. In: KARP, I.; LAVINE, Steven D. (Orgs.). Exhibiting Cultures: The poetics and politics of museum display. Washington / London: Smithsonian Institution Press, 1991.

LONDRES, Maria Cecília. Para além da pedra e cal. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 1, n.147, 2001.

LOWENTHAL, David. Heritage Ascendent: the heritage crusade and the spoils of history. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

MERCOSUL. Carta de Mar Del Plata sobre Patrimônio Intangível. 1997.

MESQUITA, Érica Danielle de; OLIVEIRA, Alexandre Francisco de. Folia do Divino Espírito Santo em Pirenópolis: Apontamentos Bibliográficos. In:

SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA UEG, 3, 2013, Iporá. Anais eletrônicos...Iporá: UEG, 2013. Disponível em:<https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source= web&cd=2&ved=0ahUKEwjm-OiPv4DaAhXFj5AKHQYVB7MQFggwMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.anais.ueg.br%2Findex.php%2Fsimposionacionaldehistoria%2Farticle%2Fdownload%2F2193%2F1368&usg=AOvVaw3dhLhtTUX1WXPfFi8MVZtC> Acesso em 22 mar. 2018.

[OEA] Organização dos Estados Americanos. Normas de Quito. 1967.

RUBINO, Silvana. O mapa do Brasil Passado. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, IPHAN, 24, 1996.

SILBERMAN, Neil Asher. Discourses of development: narratives of cultural heritage as an economic resource. In: STAIFF, Russel; BUSHELL, Robyn;

WATSON, Steve (orgs.). Heritage and Tourism: Place, encounter, engagement. Londres;Nova York: Routledge, 2013.

SILVA, José Maria da. O Espetáculo do Boi-Bumbá: Folclore, Turismo e as Múltiplas Alteridades em Parintins. Goiânia: Ed. da UCG, 2007.

SILVA, Mônica Martins da. As Cavalhadas de Pirenópolis: Um estudo sobre sociedade, festas e espaço urbano (1940-1988). História Revista, Goiânia, 6(1), jan./jun., 2001.

SMITH, Laurajane. Uses of Heritage. Londres/Nova York: Routledge, 2006.

SPINELLI, Céline. Em Pirenópolis: as cavalhadas e projetos de fomento ao turismo local. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 32, 2008, Caxambu. Anais eletrônicos…Caxambu: ABA, 2008. Disponível em: < https://www.anpocs.com/index.php/papers-32-encontro/gt-27/gt10-21/2373-celinespinelli-em-pirenopolis/file> Acesso em 22 mar. 2018.

SWEET, Jill D. “’Let’em Loose’: Pueblo Indian Management of Tourism”. In: GMELCH, Sharon Bohn (org.). Tourists and Tourism: a reader. Illinois: Waveland Press, 2010.

TAMASO, Izabela. A Expansão do Patrimônio: novos olhares sobre velhos objetos, outros desafios. Revista Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 8, n. 2, jul./dez., 2005.

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. A Espetacularização das culturas populares: ou produtos culturais folkmidiáticos. Revista Internacional de Folkcomunicação, v. 1, nº 5, p. 1-9, 2005. Disponível em: <http://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/504/337> Acesso em: 29 jun. 2016.

UNESCO. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Intangível. 2003.

_______. Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e do Folclore. 1989.

VEIGA, Felipe Berocan. Os locais e os globais: Pirenópolis e os dilemas de sua exposição em uma novela de grande audiência. In: TEIXEIRA, João Gabriel L. C., VIANNA, Letícia C. R. As artes populares no Brasil central. Brasília: Idade da Pedra, 2012

VELOSO, Mariza. “O fetiche do patrimônio”. In: ABREU, R.; CHAGAS, M. S.: SANTOS, M. S. (Orgs.). Museus, Coleções e Patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: Garamond, Minc/IPHAN/DEMU, 2007.

Downloads

Publicado

2018-09-05