Reflexões sobre a situação experienciada pelos Guarani Nhandewa da Tekoa Ywy Porã perante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social coletivo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55864Resumo
Este ensaio busca apresentar situações experienciadas pelos agrupamentos familiares da Tekoa Ywy Porã (PR) em meio à pandemia atual do novo coronavírus, traçando um paralelo inicial com as situações históricas pela qual perpassaram, assim como com a memória da epidemia de febre amarela de 1930. As reflexões apresentadas foram realizadas com base em conhecimentos adquiridos através da vivência de uma das autoras, indígena, como Guarani Nhandewa desta Tekoa e da experiência de campo da autora não indígena nesta mesma localidade. Podemos observar com base nestes diálogos a repetição de uma política ineficiente para com as especificidades étnicas e de agrupamentos indígenas em caso de doenças virais, o que causa enorme preocupação com a possibilidade de uma repetição de quadros de genocídio; e a prática, como estratégia perante isso, do isolamento social coletivo pautado no fortalecimento espiritual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).