O velho invisível e a pandemia por covid-19 no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2020v2n10.55876Resumo
O presente ensaio tem como objetivo provocar a reflexão em torno da velhice em nossa sociedade, especificamente no que se diz respeito à invisibilidade dos velhos, condição potencializada pelo contexto pandêmico no qual estamos imersos. A exclusão, o desejo pelo ostracismo social, a ridicularização, a violência e os preconceitos que os velhos enfrentam cotidianamente se fazem presentes nos discursos políticos, econômicos e sanitários, bem como se tornam temas de piadas, vídeos e memes de internet durante a pandemia por covid-19. Tais ações evidenciam a prevalência do idadismo e mostram o desrespeito as legislações específicas direcionadas a esse público.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-11-07
Edição
Seção
Número especial
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).