DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO CANDOMBLÉ:
DESIGUALDADE E TRABALHO VOLUNTÁRIO
Resumo
Gênero e trabalho constituem uma área de estudos que contribui para a compreensão da divisão sexual da atividade laboral no Brasil. O objetivo da pesquisa foi analisar as funções das mulheres no candomblé em termos dos afazeres femininos. Os estudos sobre as religiões afro-brasileiras focalizam a mulher pela ótica da liderança, da posição hierárquica, pela matrifocalidade e pela valorização das grandes ialorixás. Poucos são os estudos que apresentam as cozinheiras de terreiros. Nossa pesquisa qualitativa usou as técnicas da entrevista e da observação nas festividades dos terreiros de Recife e Olinda. Tradicionalmente, as cozinheiras de terreiro trabalhavam como domésticas. Hoje, elas buscam instrução e uma formação profissional mais qualificada. Executam uma tripla jornada de trabalho, considerando que articulam afazeres domésticos, labor remunerado e trabalho no terreiro. Este último é trabalho doméstico voluntário, vivenciado como algo diferente da exploração econômica da faina doméstica remunerada e da imposição das tarefas para o lar.
PALAVRAS-CHAVE: Divisão sexual do trabalho. Gênero. Cozinheira. Candomblé.
IMAGEM: pesquisa de campo
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).