Ritmos e movimentos
Etnografia e diário gráfico numa feira-livre paraibana
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2021v1n12.61141Resumo
Acompanho as atividades de feirantes e fretistas há cerca de três anos, ao longo dos quais procurei experimentar o uso do diário gráfico (AZEVEDO, 2016). Entre uma tarde de sexta-feira e a virada da madrugada para o sábado quando a feira começa a ser montada, comecei a produzir uma série de desenhos que buscam representar, de forma gráfica, os movimentos e ritmos de diferentes atores sociais que realizam trocas e interações no mercado público. Os desenhos reunidos neste ensaio permitem identificar técnicas, métodos, objetos e coisas observadas durante a experiência etnográfica.
PALAVRAS-CHAVE: Diário gráfico. Feira livre. Etnografia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-10-13
Edição
Seção
Ensaios Visuais
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).