ASPECTOS SINDÊMICOS ENTRE SAÚDE MENTAL E COVID-19 NO CONTEXTO DA RESISTÊNCIA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA (BAHIA)
Resumo
O artigo analisa aspectos sindêmicos da confluência entre a pandemia de Covid-19, questões de saúde mental e questões sociais ligadas ao contexto da luta dos Tupinambá de Olivença/BA. Tal povo habita um território não demarcado, e sua presença na re- gião é atravessada pela tensão entre apagamento étnico e reafirmação identitária. Nesse contexto, emergem questões de saúde mental (depressão, tentativas de suicídio, entre outras). Esse quadro é agravado quando a Covid-19 chega entre os Tupinambá, pois a doença se soma a uma situação de violência estrutural, ao não reconhecimento, às dificuldades socioeconômicas e a questões de saúde e saúde mental previamente existentes. Para enfrentá-lo, os Tupinambá ativam alianças e demandam serviços do Estado, mas também acionam maneiras próprias de autoproteção e cuidado, tomando medidas baseadas nas ideias de identidade e território tupinambá, centrais para o aces- so aos serviços públicos de saúde e para o distanciamento social sanitário necessário durante a pandemia.
PALAVRAS-CHAVE:
Tupinambá. Saúde Mental. Pandemia de Covid-19. Sindemia. Território Indígena.
Foto: Amanda Rodrigues
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).