POLÍTICAS DE RESÍDUOS RADIOATIVOS E PERCEPÇÃO SOCIAL DO RISCO EM DUAS COMUNIDADES DO ESTADO DO MÉXICO, MÉXICO
Resumo
Este texto apresenta como a percepção social do risco é configurada através dos sentidos do corpo, da incerteza e do rumor vividos pelas pessoas em duas comunidades adjacentes a um depósito de resíduos radioativos no México. Durante quatro meses foi realizado um trabalho de campo etnográfico, incluindo entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, visitas de campo, utilização de sistemas de informação geográfica e bases de dados oficiais. Mostramos como a percepção social do risco e do perigo é articulada a partir de uma relação desigual de poder entre instituições governamentais locais, estaduais e federais, sem passar por um processo de construção de consenso com as comunidades. Ao contrário, a instalação e a legitimação do Centro de Armazenamento de Resíduos Radioativos (CADER) foram baseadas em mentiras e promessas de educação e trabalho para as comunidades, em sua maioria, não cumpridas.
PALAVRAS-CHAVE: Percepção social do risco. Resíduos radioativos. México. Capitaloceno.
Imagem: Fachada principal do Centro de Armazenamento e Resíduos Radioativos (CADER). Fonte: Edgar Delgado Hernández.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).