EDUCAÇÃO INDÍGENA DIFERENCIADA:
NARRATIVA DE VIDA DE UMA MULHER INDÍGENA EM DEFESA DA ANCESTRALIDADE CULTURAL DO POVO POTIGUARA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2447-9837.2023.n16.64912Resumo
O povo indígena Potiguara vive no litoral norte da Paraíba desde o período pré-colonial e passou por diversas transformações ao longo dos últimos cinco séculos. As décadas mais recentes foram marcadas pelo fortalecimento do protagonismo indígena em diferentes áreas, incluindo a retomada de terras, a afirmação de direitos constitucionais, a ocupação do espaço político eleitoral local e a conquista de políticas públicas, principalmente nas áreas de educação, saúde e cultura. Este artigo tem como objetivo narrar as experiências e contribuições de uma pedagoga indígena que se inseriu nas instituições educacionais e é considerada pelo seu povo Potiguara como referência na educação escolar indígena. Este artigo é resultado da pesquisa “Partejar: narrativas de vida de mulheres Potiguara”, que buscou contribuir com a produção de conhecimentos sobre mulheres Potiguara da Paraíba, nos âmbitos de saúde, educação, espiritualidade e representação política indígena.
PALAVRAS-CHAVE: Educação escolar indígena. Narrativas de vida. Protagonismo fe¬minino. Povo Potiguara da Paraíba. Mulheres indígenas.
IMAGEM: Projeto Partejar Potiguara (2019). Fonte: Acervo pessoal das autoras.
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